quarta-feira, maio 31, 2006
Site: Legal Humour
Casamento por conveniência passa a ser crime na nova lei da imigração
Fechar criança num quarto escuro pode vir a ser punido por lei
Cem crianças vítimas de maus-tratos em três meses
terça-feira, maio 30, 2006
Formação Permanente - Adopção Partilha de Experiências - 1 e 2 de Junho de 2006 - Auditório do Museu Municipal de Faro - Praça D. Afonso III - Faro
(ÁREA DO DIREITO DA FAMÍLIA E DAS CRIANÇAS)
FORMAÇÃO PERMANENTE
Transsexual: 13 jovens acusados
De acordo com informações recolhidas pelo PortugalDiário, os 13 jovens com idades entre os 13 e os 15 anos, foram todos acusados pelo crime de homicídio qualificado na forma tentada com dolo eventual. Seis menores foram igualmente acusados por um crime de profanação de cadáver na forma tentada.
El Mundo e o trabalho infantil em Portugal
La mencionada revista, que sale los sábados, publica un reportaje sobre el trabajo infantil en Portugal centrado en Carlitos y Miguel, dos niños de 11 y 14 años respectivamente, que cosen en el interior de sus casas zapatos de la marca Zara.
Despedida por ser sexy
A DJ de 25 anos, conhecida por Lady Ray, vai agora processar a rádio Bremen.
domingo, maio 28, 2006
Os miúdos do fio de nylon
Agachados em cima de um caixote cambaleante, os dois irmãos magricelas vão unindo, com uma agulha e muita paciência, as palmilhas dos sapatos de camurça. Aprenderam mais depressa a coser do que a decorar a tabuada. Eles trabalham há várias horas, com a família, num alpendre escuro, de granito frio e madeira carcomida e onde se misturam os cheiros fétidos do estrume e do bafio. As grossas dedeiras nem sempre os protegem do cortante fio de nylon, que lhes vai abrindo gretas e deixando cicatrizes na palma das mãos. Não é preciso ser vidente para lhes ler um futuro enegrecido... Pormenor: a cena não se passa num bairro da lata em Calcutá, ou numa província da China, mas a norte de Portugal, numa freguesia rural em Felgueiras!
|
Telefone de ajuda para crianças desaparecidas
A Comissão Europeia vai criar um número de telefone único, o 116, para centralizar a informação relativa a crianças desaparecidas e exploradas sexualmente. De acordo com o Comissário responsável pela Segurança, Liberdade e Justiça, Franco Frattini, unificar um número de ajuda ao nível europeu será uma iniciativa importante, uma vez que a experiência demonstra que a recolha de informação durante as primeiras horas é fundamental para localizar a criança. Ler noticia integral em Diário de Noticias da Madeira, de 28-05-2006 |
sábado, maio 27, 2006
UNICEF e FIFA juntas pelas crianças
Unicef e Fifa Lançaram uma campanha conjunta para o Campeonato do Mundo da FIFA 2006 que se realiza na Alemanha sob o lema "Juntos pelas Crianças, Juntos pela Paz". A campanha Juntos pelas Crianças, Juntos pela Paz destaca a força do futebol na promoção dos valores da paz e da tolerância no seio das comunidades locais e a nível internacional. Para mais informações ver o site totalmente dedicado à campanha. |
sexta-feira, maio 26, 2006
Programa "Crianças Separadas na Europa" (CSE):
É da responsabilidade do ACNUR dar protecção às crianças refugiadas e àqueles que procuram asilo; à Aliança Internacional Save the Children cabe olhar pela plena realização dos direitos da criança.
O programa procura concretizar os direitos e melhores interesses das crianças e adolescentes separados que chegam ou transitam pela Europa estabelecendo uma política comum e um compromisso com a melhor prática aos níveis nacional e europeu. Como parte deste processo, o programa está a desenvolver parcerias com organizações que trabalham com crianças separadas em países europeus.
Pensamento
Óscar Wilde
Pais de crianças apoiadas pelas Cerci vão apresentar petição ao Parlamento
Os 60 anos da edição francesa de "O Princesinho"
O livro francês mais traduzido, publicado em 160 línguas e dialectos e que vendeu cerca de 80 milhões de exemplares, conta a história de um pequeno rapaz a viver no asteróide B612 que fica a conhecer o mundo dos adultos ao viajar pelo universo.
Black Jack só aceita habitantes casados
Tribunais de familia e menores: Espaço próprio para as crianças
Governo quer afastar MP do juiz na sala de audiências
Maioria das crianças desaparecidas decidiu fugir da casa dos pais
Lei portuguesa não protege os menores
quinta-feira, maio 25, 2006
Dia Internacional das Crianças Desaparecidas
quarta-feira, maio 24, 2006
Turquia - Um juiz mártir da liberdade
Juiz aborda «ruídos extraprocessuais»
Gabinete regional já deu apoio a sete famílias sobreendividadas
Lei da Reprodução Assistida vai ser votada na Assembleia da República amanhã
Relatório - Amnistia Internacional envergonha o país
EUA- Criança acusada de homicídio
terça-feira, maio 23, 2006
Onde sentar advogados e arquitectura de novos tribunais em debate
A imagem dos novos tribunais, como devem estar dispostas as salas de audiência e se os advogados devem estar sentados ao mesmo nível do Ministério Público (MP) e do juiz, são algumas questões em discussão qu arta-feira num colóquio em Lisboa. "Themis XXI - A Imagem da Justiça" é um evento patrocinado pelo Ministé rio da Justiça (MJ) que terá a participação a bastonária da Ordem dos Arquitecto s, Helena Roseta, no painel "Novas Perspectivas Arquitectónicas", e de magistrad os, advogados e funcionários judiciais na abordagem do tema "O Tribunal na Persp ectiva dos Utilizadores". Ler noticia integral em RTP. |
Futura lei da reprodução medicamente assistida vai hoje a votos na comissão de Saúde
Denúncia de vítimas de tráfico dá direito a autorização de residência
Cerci só podem apoiar crianças até aos 3 anos
Ministério Público de Lisboa entupido
segunda-feira, maio 22, 2006
Curso de Direito da Família Volume II - Direito da Filiação - Tomo I
Autores: Francisco Pereira Coelho; Guilherme de Oliveira; Rui Manuel Moura Ramos
Editora: Coimbra Editora
ISBN 972-32-1385-0
Lançamento em:
Maio - 2006
344 págs.
Frase do dia
"Só trabalha quem não tem mais nada para fazer".
Governo quer afastar os maus advogados das defesas oficiosas
sábado, maio 20, 2006
Vidas em bando
Viagem ao mundo da deliquência juvenil em bairros de Lisboa e Porto.
Hugo, 17 anos, olha para o chão. Abandonou a escola há alguns anos. Quantos? «Já nem me lembro». Tem o quinto ano de escolaridade mas precisou de três anos para o conseguir. Depois, ficou na rua a tempo inteiro. «A escola não vale nada. Não se aprende nada. Na escola os professores tomam-nos de ponta». Três queixas, três lamentos com vários acenos de concordância.
sexta-feira, maio 19, 2006
Lei de procriação assistida pode ser inconstitucional
Código Penal protege crianças de pais e educadores
quinta-feira, maio 18, 2006
Conferência de lançamento do 1º Congresso sobre Adopção
Juiz contrário ao uso do véu atingido a tiro
Região da Madeira vai coordenar comissões de menores
O documento será remetido ao parlamento regional, com processo de urgência.
Morgado arrasa políticos e magistrados
quarta-feira, maio 17, 2006
Doações além do parentesco
Com a actual lei, a doação de órgãos não regeneráveis, como rins, só era possível desde que o dador tivesse com o receptor uma relação de parentesco até ao 3º grau, o que apenas permitia doações entre avós e netos, pais e filhos, irmãos, bisavós e bisnetos e entre tios e sobrinhos.
Oração de Sapiência de Mia Couto: "Os Sete Sapatos Sujos"
Incêndios: juízes vão ter formação
«O ministério da Justiça tem previsto para Julho uma acção de formação para magistrados, no Centro de Estudos Judiciários, sobre incendiarismo», disse António Costa na comissão parlamentar eventual de combate a fogos florestais.
O conceito de «incendiarismo» engloba o fogo posto e fogo por negligência.
Tribunal autoriza adopção contra vontade dos pais
A tese, defendida pelos juízes desembargadores do Tribunal da Relação de Coimbra, é controversa, mas fundamentou um pedido, deferido, de adopção de uma criança de seis anos.
Associação exige ao Parlamento lei que inclua todos os inférteis
segunda-feira, maio 15, 2006
Novas regras do transporte escolar
Utentes de parques e zonas de estacionamento mais protegidos
Elas tendem a empurrar
Matrículas nas creches feitas através da Internet
Tribunais contrariam decisões do Governo
O anunciado fecho de maternidades tem dado trabalho extra aos juízes de vários Tribunais. Os magistrados de Castelo Branco, Braga e Penafiel aceitaram providências cautelares para suspender o encerramento das unidades de Elvas, Barcelos e Santo Tirso. Mas o ministro da Saúde, Correia de Campos, vai avançar à mesma invocando “perigo objectivo” para as parturientes e crianças se o encerramento não for por diante. Ler noticia integral em Correio da Manhã, de 15-05-2006 |
domingo, maio 14, 2006
Serviços do Ministério Público rebentam pelas costuras
Numa altura em que está em curso um inquérito mandado instaurar pela Procuradoria-Geral da República (PGR) aos serviços do Ministério Público (MP) na Região, o diagnóstico não é nada animador. Por força de declarações políticas proferidas na Assembleia Legislativa da Madeira, os serviços centrais decidiram vir averiguar. Ao longo de anos fizeram "ouvidos de mercador" às exposições, reclamações e ofícios que foram enviados da Madeira para Lisboa pedindo mais funcionários e melhores condições de trabalho. A 22 de Fevereiro de 2006, o Conselho Superior do MP "acordou", por factores exógenos, e decidiu abrir um inquérito para ver o que se passa na Madeira. O inquiridor está, neste momento, na Região, a recolher elementos e a inteirar-se da realidade dos serviços. Uma realidade funcional preocupante uma vez que as condições de trabalho, nalguns serviços, são de bradar aos céus. Desde o Tribunal Judicial do Funchal, passando por Santa Cruz e pelos tribunais de competência especializada como os de Família e Menores, Trabalho e Administrativo, é um sufoco ver funcionários e procuradores numa corrida louca para não deixar passar prazos. No Tribunal Judicial do Funchal, há anos que se pede a instalação de um sistema de ar condicionado e a readaptação do edifício para, por exemplo, a ele terem acesso os cidadãos portadores de deficiência física. |
Ler noticia integral em Diário de Noticias da Madeira, de 14-05-2006
Menores cometem 8 crimes por mês
Oito factos qualificados como crime são praticados todos os meses por jovens menores de 16 anos. Este é o resultado de uma média aritmética sobre o fenómeno da delinquência juvenil na Madeira, nos últimos 6 anos. Os dados estatísticos são do Comando Regional da PSP. Entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2005, foram apresentadas 332 denúncias por furtos e roubos concretizados por indivíduos menores de idade, o que significa uma média de 5 assaltos por mês. Os jovens inimputáveis aparecem também em 226 práticas delituosas diversas como agressões, consumo de drogas ou actos de vandalismo, surgindo com uma frequência média de 3 por mês. Genericamente, 2005 foi um ano mediano em termos de acção criminal juvenil, tendo a PSP contabilizado 66 casos - 40 furtos e roubos e 26 casos vários como agressões, posse e consumo de estupefacientes, danos contra terceiros ou actos de vandalismo. De resto, a evolução da delinquência juvenil na Região entre 2004 e 2005, até diminuiu 26,7 por cento. Conforme ilustra o gráfico acima, o ano "negro" foi mesmo o de 2003, que registou 162 actos ilícitos praticados por jovens menores de idade. Com uma densidade populacional elevada e pouco mais de 100.800 habitantes, o Funchal encabeça a lista da criminalidade juvenil por concelhos. Sendo este um fenómeno sobretudo urbano, a capital madeirense representa, sem surpresas, mais de metade (57 por cento) da delinquência juvenil da Madeira. É sobretudo sob a forma de furtos em estabelecimentos que os crimes cometidos pelos jovens mais aparecem no Funchal. A média global entre 2000 e 2005, indica que, por ano, os jovens inimputáveis concretizam 10 furtos em bares, supermercados e lojas, seguindo-se os assaltos em habitações (6,3 por ano), furtos e roubos a pessoas (5,5 por ano), em veículos (3,8 por ano) e de veículos (2,2 ao ano). Não deixa de ser curioso o facto de a freguesia da Camacha surgir em terceiro lugar, logo após Câmara de Lobos, no mapa dos mais problemáticos. Num concelho rejuvenescido, com uma área relativamente pequena e concentração populacional elevada (mais de 35 mil habitantes em 52,6 quilómetros quadrados), Câmara de Lobos aparece, com alguma naturalidade, no segundo lugar da delinquência juvenil madeirense, com 17,5 por cento. Os furtos a pessoas assumem maior expressão (média de 3 por ano), num total de 9 crimes anuais. Apesar dos níveis não serem preocupantes, a criminalidade juvenil na Camacha deixa, no mínimo, razões para reflectir - uma freguesia com 10 mil habitantes regista três vezes mais delitos cometidos por jovens menores de idade do que as restantes 4 freguesias do concelho de Santa Cruz, todas juntas, com os seus 22.700 habitantes. No terceiro lugar da lista, a Camacha assume 12 por cento da delinquência juvenil da Região. Nesta freguesia, os menores de idade cometem, em média, 6 crimes por ano, com maior incidência para os assaltos em residência e furtos a pessoas (um por ano cada). Tal vem sustentar, de alguma forma, que há uma correlação directa entre as problemáticas vividas nos bairros sociais - o da Nogueira, neste caso - e o fenómeno da delinquência juvenil na Madeira. Não deixa de ser curioso também o facto de Porto Moniz não apresentar qualquer sinal das "travessuras" praticadas pelos mais jovens, entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2005. Ponta do Sol e Calheta são igualmente algo "sui generis", com a população a comunicar apenas um caso à PSP, isto ao longo de 6 anos. Ler texto integral em Diário de Noticias, de 14-05-2006 |
sexta-feira, maio 12, 2006
Nascimentos sem casamentos
Em 2004, cerca de um terço das crianças nasceram em Portugal fora do casamento, tendo-se registado uma taxa de natalidade de 10,4 por cada 1.000 habitantes, segundo estatísticas sobre a família divulgadas em Bruxelas, esta sexta-feira.
Os dados foram publicados pelo Eurostat, o gabinete estatístico da União Europeia (UE) por ocasião do Dia Internacional da Família, que se celebra segunda-feira, e incluem informação sobre os casamentos, divórcios, nascimentos, a composição dos lares e os gastos dos agregados familiares entre 2003 e 2005.
Os números portugueses acompanham a média da UE a 25 onde, em 2004, nasceram 4,8 milhões de crianças, cerca de um terço das quais (31,6 por cento) fora do matrimónio.
Segundo o estudo, 29,1 por cento das crianças nascidas há dois anos em Portugal são filhas de pais não casados, o que coloca o país em décimo lugar entre os Vinte e Cinco, cuja tabela é encabeçada pela Suécia (55,4 por cento) e conta com o Chipre em último lugar (com apenas 3,3 por cento das crianças nascidas fora do casamento).
Falta de magistrados compromete Justiça
quinta-feira, maio 11, 2006
Espanha aprova Lei da Reprodução Assistida
A selecção genética autorizada permite que células de crianças sãs nascidas mediante reprodução assistida possam ser transplantadas para outros, como por exemplo um irmão, para salvar a vida deste e sem qualquer dano para o doador.
Alunos hospitalizados com aulas on-line já a partir do próximo ano lectivo
CDMOA: Curso sobre o Novo Regime do Arrendamento Urbano
quarta-feira, maio 10, 2006
Magistrados contra intrusos no tribunal
terça-feira, maio 09, 2006
RAM: Mais de 600 casais separados
Orientação sexual tem causa biológica
O estudo, realizado por cientistas suecos e hoje publicado na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, reforça a teoria de que a orientação sexual não é um comportamento adquirido, mas tem uma causa biológica.
Estudo detecta padrão de agressões mútuas nos namorados
O estudo «Quanto mais me bates, mais eu (não) gosto de ti», co-financiado pela Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, foi desenvolvido no terreno pelo psicólogo Nelson Rodrigues, desde Maio de 2005.
Dia 9 de Maio: Dia da Europa
Relação decide que SMS não precisam de autorização judicial para valerem como prova
Futuros magistrados sem o curso de Direito
segunda-feira, maio 08, 2006
Amor sem idade
Médicos já não precisam de esperar 24 horas para autopsiar
70% das crianças com 10 anos utilizam telemóvel
A cada 33 segundos há um divórcio
domingo, maio 07, 2006
Tribunais ficam sem multibanco
O tribunais da Moita e de Setúbal juntaram-se à longa lista de espaços públicos assaltados por quadrilhas que andam à procura de caixas multibanco, segundo soube o JN. Com efeito, de acordo com fontes policiais, os dois tribunais foram alvo dos ladrões há uma e duas semanas, respectivamente, na sequência da actividade de assaltantes que no distrito de Setúbal e só no espaço de um mês já roubaram mais de dez caixas multibanco. |
sábado, maio 06, 2006
Mediação laboral poderá retirar cerca de um quarto dos processos aos tribunais
O ministro da Justiça estimou hoje que 20 a 25 por cento dos processos que correm nos tribunais de Trabalho poderão ser resolvidos através do sistema de mediação laboral, que entrará em funcionamento experimental em Janeiro de 2007. Alberto Costa falava aos jornalistas no final da assinatura do protocolo de criação do sistema de mediação laboral, um meio alternativo de resolução de litígios em que se procura alcançar o acordo das partes, de forma voluntária e confidencial, com o auxílio de um profissional (mediador). Ler noticia integral em Público, de 5-05-2006 |
sexta-feira, maio 05, 2006
Portaria n.º 436-A/2006, de 5-05-2006
APM: Acção de formação sobre Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes
A APM- Associação de Psicólogos da Madeira, em colaboração com o ISPA- Instituto Superior de Piscologia Aplicada está a organizar no Funchal uma acção de formação sobre Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes, com a duração de 21 horas, nos dias 12, 13 e 14 de Junho.
O local onde decorrerá a formação será posteriormente divulgado.
ASJP: Blog da Lista B
A Comissão eleitoral fixou o dia 27 de Maio para repetição das eleições para a Regional Sul.
Blog da Lista B com o seguinte endereço: http://o-blog-oficial-da-lista-b.blogspot.com
Quanto à candidatura da lista A clique aqui.
Decreto-Lei nº 82/2006, de 3 de Maio
Catalunha: Cooperativa de prostitutas
quinta-feira, maio 04, 2006
Assembleia Legislativa da Madeira dá parecer à nova lei de protecção de jovens e crianças em risco
Na agenda da reunião está o novo regime jurídio do Centro de Segurança Social.
Licença e subsídio de maternidade vão aumentar
quarta-feira, maio 03, 2006
Frase a reter:
Juízes ameaçam processar o Governo pelo congelamento da progressão na carreira
Presidente do Conselho Superior da Magistratura contesta congelamento da progressão das carreiras
Os juízes admitiram avançar com uma acção judicial contra o Estado por causa da lei que congela a progressão das carreiras e o pagamento de suplementos remuneratórios a todos funcionários públicos.
Conferência do CDOA da Madeira: Planeamento territorial
Tribunais sem acesso ao site por alegada falta de pagamento
Subnutrição vitima 5,6 milhões de crianças
Estado e instituições partilham falhas na protecção de menores
terça-feira, maio 02, 2006
Decreto Legislativo Regional n.º 16/2006/M, de 2-5
Juízes ameaçam processar Governo
De acordo com o jornal, os magistrados judiciais exigem ficar de fora do regime legal imposto pelo diploma - lei 43/05, de 29 de Agosto - e estão dispostos a sentar o Ministério da Justiça no banco dos réus para ver reconhecidos os seus direitos.
segunda-feira, maio 01, 2006
Lex Familiae -Ano 2, nº 4 Julho/Dezembro 2005
Lançamento em Abril de 2006
156 págs.
|