domingo, maio 14, 2006

Menores cometem 8 crimes por mês

Oito factos qualificados como crime são praticados todos os meses por jovens menores de 16 anos. Este é o resultado de uma média aritmética sobre o fenómeno da delinquência juvenil na Madeira, nos últimos 6 anos. Os dados estatísticos são do Comando Regional da PSP.

Entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2005, foram apresentadas 332 denúncias por furtos e roubos concretizados por indivíduos menores de idade, o que significa uma média de 5 assaltos por mês. Os jovens inimputáveis aparecem também em 226 práticas delituosas diversas como agressões, consumo de drogas ou actos de vandalismo, surgindo com uma frequência média de 3 por mês.

Genericamente, 2005 foi um ano mediano em termos de acção criminal juvenil, tendo a PSP contabilizado 66 casos - 40 furtos e roubos e 26 casos vários como agressões, posse e consumo de estupefacientes, danos contra terceiros ou actos de vandalismo. De resto, a evolução da delinquência juvenil na Região entre 2004 e 2005, até diminuiu 26,7 por cento.
Conforme ilustra o gráfico acima, o ano "negro" foi mesmo o de 2003, que registou 162 actos ilícitos praticados por jovens menores de idade.
Com uma densidade populacional elevada e pouco mais de 100.800 habitantes, o Funchal encabeça a lista da criminalidade juvenil por concelhos. Sendo este um fenómeno sobretudo urbano, a capital madeirense representa, sem surpresas, mais de metade (57 por cento) da delinquência juvenil da Madeira.
É sobretudo sob a forma de furtos em estabelecimentos que os crimes cometidos pelos jovens mais aparecem no Funchal. A média global entre 2000 e 2005, indica que, por ano, os jovens inimputáveis concretizam 10 furtos em bares, supermercados e lojas, seguindo-se os assaltos em habitações (6,3 por ano), furtos e roubos a pessoas (5,5 por ano), em veículos (3,8 por ano) e de veículos (2,2 ao ano).
Não deixa de ser curioso o facto de a freguesia da Camacha surgir em terceiro lugar, logo após Câmara de Lobos, no mapa dos mais problemáticos.
Num concelho rejuvenescido, com uma área relativamente pequena e concentração populacional elevada (mais de 35 mil habitantes em 52,6 quilómetros quadrados), Câmara de Lobos aparece, com alguma naturalidade, no segundo lugar da delinquência juvenil madeirense, com 17,5 por cento. Os furtos a pessoas assumem maior expressão (média de 3 por ano), num total de 9 crimes anuais.
Apesar dos níveis não serem preocupantes, a criminalidade juvenil na Camacha deixa, no mínimo, razões para reflectir - uma freguesia com 10 mil habitantes regista três vezes mais delitos cometidos por jovens menores de idade do que as restantes 4 freguesias do concelho de Santa Cruz, todas juntas, com os seus 22.700 habitantes.
No terceiro lugar da lista, a Camacha assume 12 por cento da delinquência juvenil da Região. Nesta freguesia, os menores de idade cometem, em média, 6 crimes por ano, com maior incidência para os assaltos em residência e furtos a pessoas (um por ano cada). Tal vem sustentar, de alguma forma, que há uma correlação directa entre as problemáticas vividas nos bairros sociais - o da Nogueira, neste caso - e o fenómeno da delinquência juvenil na Madeira.
Não deixa de ser curioso também o facto de Porto Moniz não apresentar qualquer sinal das "travessuras" praticadas pelos mais jovens, entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2005. Ponta do Sol e Calheta são igualmente algo "sui generis", com a população a comunicar apenas um caso à PSP, isto ao longo de 6 anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

nao deixo de poder comentar,que no que diz respeito á freguesia da camacha e uma autentica vergonha,pois nao sei como e que a assistencia social permite uma menor que vive com os pais e dorme na mesma cama de ambos,um irmao com cadastro por trafico de drogas,e pais alcoolicos.onde esta o bem estar desta criança?crianca esta de 12 anos que vive nesteambiente?ninguem faz nada?pois tenho conhecimento de familias que ficaram sei os filhos e que tinham melhores condicoes do que esta familia tem.e uma autentica vergonha,o inst.habitacao tem conhecimento das vergonhas que acontecem naquela casa que envergonha akela rua(rua das azaleas).na minha opiniao a crianca deveria ser internada,e os pais deveriam sair dakela rua.