sexta-feira, maio 05, 2006

APM: Acção de formação sobre Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes



A APM- Associação de Psicólogos da Madeira, em colaboração com o ISPA- Instituto Superior de Piscologia Aplicada está a organizar no Funchal uma acção de formação sobre Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes, com a duração de 21 horas, nos dias 12, 13 e 14 de Junho.

O local onde decorrerá a formação será posteriormente divulgado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostava de saber se é possivel verificar quando e´que uma crianca é suficientemente madura para poder ser incriminada de abuso sexual?
Há um caso em que nao se pode saber se a crianca está em condicoes de vêr se está ou nao a proceder como dizem as regras e é quando ela nao sabe o que está a fazer , nao tendo nunca a possibilidade de vêr que nao está a fazer o que deve.
Quero dizer que de uma maneira geral as criancas até uma certa altura nao têm nocao do que estao a fazer se nao tiverem quem lhes diga que nao está bem assim e por isso nao se pode saber se a crianca é na verdade bem ou mal educada , na medida em que ninguém pode prever o que acontece na cabeca de uma crianca quando ela nao é suficientemente madura para poder agir em determinadas alturas quando , sobretudo ela atinge um desenvolvimento que exige destinguir onde está o mal do que se passa.
Eu nao sei se me expliquei bem , mas eu só quero analisar uma questao destas , pois esta crianca , agora de 13 anos , pouco mais ou menos, nao tem essa maturidade, nem cresceu em ambientes que o levassem a ser assim , eu queria só saber se é realmente como eu expliquei , ou se há mais alguma coisa que tenha que se por em questao, para poder vêr se é possivel saber até que ponto se pode condenar o procedimento dele, neste caso com a irma.
Creio que nao está bem , ams quero só dizer que o género da pessoa também pode ser efeito da questao , que no caso nao e´assim.
ele é um rapaz educado e viveu sempre só com a avó e só teve contactos fisicos com o pai e a mae durante os periodos de férias.
Como e´que eu possso ver o que se passa na cabeca dele se ele nem falar sabe?
Porque tem a mania de fazer só o que quer , diz o pai e mae.
Isto e´só um exemplo , pois ele vive aqui na alemanha há dois anos e nao sabe falar ainda o suficiente para poder explicar a um alemao o que se passou,mas na verdade eles escrevem como se ele soubesse exactamente o que diz nesta lingua.
Creio que o tema é muito complexo e preciso de tempo para saber como devo fazer para ajudar os pais a resolverem este problema.
Se houver interesse agradeco uma conclusao, pode ser que seja bom , no fim de contas estas coisas sao diárias na sociedade onde estou.
obrigado
Natercia de Lima