segunda-feira, abril 30, 2007
D.R.: Portarias- Ministério da Justiça
O Divórcio dos Pais – Efeitos Psicológicos e Abordagem Terapêutica
O curso tem a duração de 15 horas (05 sessões x 3 horas)
Mapa judiciário do Governo alvo de críticas e de uma alternativa dos juízes
Esta e outras ideias constam de um estudo a apresentar esta semana pelos dirigentes da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), onde se defende ainda um modelo de organização dos tribunais baseado nos círculos judiciais existentes.
sábado, abril 28, 2007
Direito à educação esquecido
Serão mais de 80 milhões à escala global os meninos e meninas que não vão às aulas. Uns largam a escola para ir trabalhar, outros apenas porque não querem ir. Em Portugal a taxa de abandono escolar é alta e agravou-se nos últimos anos. O direito à Educação está em risco.
Ler noticia integral em O Primeiro de Janeiro, de 28-04-2007.
Corrupção no sector privado vai ter penas mais pesadas
A corrupção no comércio internacional e no sector privado é o combate que se segue. O Governo tem em fase final de elaboração legislação que, apurou o JN, irá agravar os limites máximos das penas para corrupção passiva no sector privado, passando de três para cinco anos de prisão e de 360 para 600 dias de multa.
A aprovação de um novo regime decorre quer da alteração ao Código Penal, que introduziu um regime geral de responsabilidade penal das pessoas colectivas, quer da necessidade de transpor devidamente as orientações constantes de convenções internacionais. Uma vez que a corrupção no sector privado já está prevista na lei desde 2001, trata-se apenas de aperfeiçoar alguns conceitos e agravar sanções.
Ler noticia integral em Jornal de Noticias, de 28-04-2007.
Governo extingue local de trabalho de 47 juízes
O Governo vai extinguir sectores da justiça onde trabalham 47 juízes, deixando-os sem tribunal para trabalhar a partir de 1 Setembro. Estes magistrados vão ser deslocados para 18 novos sectores já anunciados, três dos quais devem estar criados naquela mesma data, mas, mesmo assim, 29 vão ficar na "prateleira" - na chamada "bolsa de juízes" a assegurar substituições urgentes. Os sindicatos do sector dizem não encontrar explicação para esta iniciativa inédita do Executivo.
sexta-feira, abril 27, 2007
D.R.: Leis Orgânicas- Ministério da Justiça
Futebol: Tribunal Europeu dá razão a José Manuel Mestre em caso de difamação
José Manuel Mestre "estava à espera" desta decisão, porque "era a única" possível e "era das mais elementar justiça".Em causa está uma entrevista em 1996 ao então secretário-geral da UEFA, em que José Manuel Mestre questionou Gerhard Aigner sobre como era possível que o presidente da Liga de Clubes que, ao mesmo tempo era presidente de um clube, se sentasse no banco de suplentes, à frente do árbitro, de quem era, "por inerência", patrão.
Líder do Supremo quer juiz experiente
quarta-feira, abril 25, 2007
terça-feira, abril 24, 2007
Guia pretende incentivar denúncias de corrupção no Estado e no sector privado
Com um prefácio do ministro da Justiça, Alberto Costa, o guia pretende ser um contributo no domínio da luta contra a corrupção, "um sério obstáculo ao normal funcionamento das instituições"."As dificuldades próprias do combate à corrupção justificam e até exigem este apelo a uma cidadania mais informada e empenhada, sem a qual serão sempre limitados os resultados da acção do Estado", escreve o ministro da Justiça no texto inicial do folheto.
Delinquência preocupa
Mapa judiciário “extemporâneo e inoportuno
Página da Internet publica anúncios de venda de crianças
Porto: Juízes contestam reforma
Segurança nas escolas em análise
segunda-feira, abril 23, 2007
Dia Mundial do Livro
"As Novas Famílias" de Margarida Rebelo Pinto
Delinquência juvenil sobe com sobrelotação e pobreza urbanas
Juízes sentem-se injustiçados
domingo, abril 22, 2007
Governo vai actualizar lei tutelar educativa
Conde Rodrigues falava em Lisboa no final da abertura de um seminário sobre o Direito das Crianças e dos Jovens, que decorre até hoje no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e no Instituto de Psicologia Aplicada (ISPA). “O Governo tem a intenção de actualizar várias matérias de direito da família e dos menores, fazendo um ajustamento da legislação processual no que diz respeito à aplicação de regras, nomeadamente em matéria de regulação do poder paternal e de adopção”, disse.
Segundo o secretário de Estado, o Governo está agora em condições de fazer uma primeira avaliação da lei de adopção de 2003, que dará pistas para uma actualização legislativa que permita acelerar os procedimentos. Por outro lado, adiantou, há também a intenção de proceder a algumas alterações relativamente a medidas cautelares no que respeita a menores delinquentes.
Ainda no campo do direito de menores, Conde Rodrigues explicou que, no âmbito da reforma do mapa judiciário, vai haver uma aposta na especialização de tribunais de família e menores em todo o país. “Esta área de menores exige grande especialização. Pretendemos que em cada um dos novos tribunais exista pelo menor um juízo especializado em família e menores”, disse. Esta medida, adiantou, tem também implicações na formação dos magistrados.
Educação é uma tarefa da comunidade
Num outro âmbito, o especialista diz que a educação é de tal forma importante que a responsabilidade de educar as crianças não pode ser deixada apenas nas mãos dos professores. "Se queremos uma escola mais solidária e com mais qualidade devemos contar com a participação de todos os agentes educativos", concluiu.
Características
Ainda durante a sua intervenção, o professor adiantou que actualmente, o "drama" que se vive é que a escola "ensina cada vez mais para superar notas. Por isso, o docente apontou algumas características que o professor deve ter.
Carbonell considera que os professores têm de ter um "conhecimento rigoroso da infância e da adolescência" e que estes devem reflectir sobre as suas experiências. Por outro lado, o especialista adianta que agora que proliferam as novas tecnologias as crianças cada vez mais precisam dos professores.
Fonte: Jornal de Noticias, de 21-04-2007.
Para mais informações sobre este professor espanhol clique aqui.
Não há respostas para os jovens que já estão na criminalidade
A prioridade nacional na área da protecção de crianças e jovens em risco deveria ser, neste momento, encontrar uma solução para os adolescentes com mais de 12 anos que deixaram o sistema de ensino, que fogem das instituições onde se encontram e se tornam delinquentes. Os casos são cada vez mais preocupantes e ocorrem, em especial "nas periferias urbanas do Porto, Lisboa e Setúbal".O alerta foi deixado, ontem, por João Pedroso, no colóquio "Direitos das crianças e dos jovens", promovido em Lisboa, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), em que participou como investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e autor da actual lei de protecção de crianças e jovens em risco, de 1999.
Ler noticia integral em Jornal de Noticias, de 21-04-2007.
Crianças à venda na net
Casal rejeita acordo
De acordo com um recurso entregue na secretaria do Tribunal na sexta-feira passada, citado ontem pela agência Lusa, a advogada do casal, Sara Cabeleira, critica o despacho da juíza Sílvia Pires, que tem a seu cargo o processo sobre a custódia da menor, e pede que este recurso tenha um carácter suspensivo da sua decisão.Caso a juíza aceite esta reivindicação, poderão estar em causa os contactos de Esmeralda Porto com os pais biológicos, a começar na próxima semana, no jardim-de-infância que está a frequentar. Esses contactos serão mediados por técnicos do Instituto de Reinserção Social de Tomar e por clínicos do Departamento de Pedopsiquiatria e Saúde Mental Infantil e Juvenil do Centro Hospitalar de Coimbra.
Ler noticia integral em Correio da Manhã, de 22-04-2007.
Divórcio por mútuo consentimento- Drª Sancha de Campanella
Ler artigo integral em Jornal da Madeira, de 22-04-2007.
Juiz de mala às costas paga para trabalhar
sexta-feira, abril 20, 2007
Livro: "Mais Platão menos Prozac" de Lou Marinoff
Site da Juiza Desembargadora Maria Berenice Dias
Crianças doentes longe da adopção
quinta-feira, abril 19, 2007
Pais condenados por bater no filho
Um rapaz com 10 anos foi agredido pelos pais com estaladas na cara e no pescoço por ter faltado às aulas. O Tribunal do Entroncamento condenou, esta terça-feira, o castigo dado pelos progenitores e sentenciou cada um deles a pena de multa. A queixa foi apresentada ao Ministério Público por um irmão do rapaz.
Ler noticia integral em Portugal Diário, de 19-04-2007.
Cada vez há menos 'filhos do hospital'
Comarcas passam a 'Juízos de proximidade'
quarta-feira, abril 18, 2007
Madeira: 3 por cento recebe rendimento mínimo
Afinal, a noiva era um travesti
terça-feira, abril 17, 2007
Abuso de crianças na Internet triplica
A instituição investigou mais de 31 mil denúncias em 2006 e encontrou imagens de abuso infantil em mais de dez mil páginas na Internet localizadas em cerca de três mil sites, um aumento de 34 por cento em relação ao ano anterior.
Tomada de posse da Direcção Regional da ANJAP
Colóquio: Justiça, Sociedade e Poder Político
TC chumba justiça cara e inacessível
Beja: Encontro Luso-Brasileiro
segunda-feira, abril 16, 2007
Tomada de posse do Vice-Presidente do C.S.M.
Amanhã, dia 17 de Abril, pelas 15h00, toma posse, no edficio do C.S.M., sito no Largo Corpo Santo, 13, em Lisboa, o novo Vice-Presidente do C.S.M., o Exmº Juiz Conselheiro, Dr. António Nunes Ferreira Girão.
Os restantes membros eleitos serão investidos em funções em sessão Plenária Extraordinária a realizar posteriormente à posse do novo Vice-Presidente.
Portaria n.º 421/2007, de 16-04
O abono de família para crianças e jovens beneficia de um crescimento de 3,1%, no caso do 1º, 2º e 3º escalões, e de 2,6%, no caso do 4º e 5º escalões, refere a «Lusa».
O valor das prestações varia, no caso das crianças com idade igual ou inferior a 12 meses, entre os 130,62 euros (1º escalão de rendimentos) e os 32,28 euros (5º escalão de rendimentos).
No caso das crianças e jovens com idade superior a 12 meses, os valores variam entre os 32,65 euros (1º escalão de rendimentos) e os 10,76 euros (5º escalão).
Tanto a bonificação por dependência, que acresce ao abono familiar para crianças e jovens, como o subsídio mensal vitalício e o subsídio por assistência de terceira pessoa sofrem um aumento de 3,1%, relativamente aos anteriores valores.
O subsídio de funeral beneficia de uma actualização de 3,1%, situando-se nos 203,76 euros.
Funchal concentra 74% dos litígios da Região
Governo prepara decisão do PMUMRJ...
domingo, abril 15, 2007
Rede de centros educativos chega aos Açores e à Madeira
A reorganização prevê que a rede de CE seja reduzida de 12 para nove unidades.
Seis dos CE da anterior rede do Instituto de Reinserção Social (IRS) são encerrados ou transferidos para a Segurança Social, a fim de funcionarem como centros acolhimento a menores em risco.
Parte dos 541 funcionários que o IRS empregava nos centros a fechar ou transferir (eram dois por cada um dos 257 jovens internados) passam para os quadros do Ministério da Segurança Social, explicou o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues, que acompanhou o ministro Alberto Costa nesta apresentação.
O novo mapa da rede educativa do IRS implica a transferência de instalações da unidade de Vila do Conde (Santa Clara) - que passará a funcionar numa parceria público-privada -, enquanto que os centros de Aveiro (Alberto Souto), Viseu (S. José) e Castelo Branco (S. Fiel) transitam para a alçada da Segurança Social.
Fecham os CE de Peniche (S. Bernardino) e Elvas (Vila Fernando), sendo objecto de modernização os dois de Lisboa (Navarro Paiva e Belavista) e ainda os do Porto (Santo António), Guarda (Mondego), Coimbra (Olivais) e Caxias (Padre António Oliveira).
Serão criados um novo centro nos Açores e outro na Madeira.
Ler noticia integral em Diário de Noticias da Madeira, de 14-04-2007.
Consenso para um novo mapa judiciário
Ler artigo integral em O Primeiro de Janeiro, de 14-04-2007.
Cluny reeleito presidente do Sindicato de Magistrados
A lista vencedora tem como mandatária a magistrada Cândida de Almeida e como presidente da Assembleia-Geral Joana Marques Vidal.Além de António Cluny, integram a Direcção Nacional do SMMP o procurador-adjunto João Palma, António Ventinhas, Carlos Teixeira, Vítor Pinto, Rui Cardoso, Carlos Nunes, Jorge Costa e Fernando Simões.António Cluny nasceu em 1955, licenciou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa em 1977 e é procurador-geral-adjunto desde 1998, desempenhando funções no Tribunal de Contas. Foi várias vezes presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.Em Portugal, existem mais de 1.000 magistrados do Ministério Público em exercício de funções
Ler artigo integral em Sol, de 14-04-2007.
sexta-feira, abril 13, 2007
Saiba se o seu filho é uma presa fácil
Os alunos que sofrem de problemas de inclusão ou de problemas corporais, como excesso de peso, são normalmente aqueles que mais sofrem de violência escolar. Por se deixarem intimidar com facilidade. Tornam-se presas fáceis para os agressores, revela Carlos Poiares, especialista em psicologia criminal.
Para o especialista, o bullying, isto é, a intimidação, humilhação ou até mesmo agressões realizadas por alguns alunos contra outros afecta tanto rapazes como raparigas, mas verifica-se de maneira diferente. No caso dos rapazes, a violência é física, enquanto as raparigas sofrem uma «pressão psicológica».
No âmbito do lançamento do livro «Bullying - prevenção da violência na escola e na sociedade», realizado na tarde desta quinta-feira, Carlos Poiares revelou ao PortugalDiário as bases da sua intervenção intitulada «Comunidade e escola - estratégia de inclusão.
Tribunal de família com menos juízes «é hipótese»
O secretário de Estado adjunto do ministro da Justiça, Conde Rodrigues, esclareceu que as propostas governamentais para «adaptação dos recursos existentes em alguns tribunais das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto» carecem ainda de avaliação por parte dos Conselhos Superiores da Magistratura e do Ministério Público, bem como da Ordem dos Advogados.
«Só depois dessas consultas é que o Governo chegará a uma solução final», disse Conde Rodrigues, que falava aos jornalistas em Vila do Conde, durante a apresentação do novo mapa dos centros educativos.