terça-feira, abril 24, 2007

Segurança nas escolas em análise

Fonte da imagem: www.mj.gov.br/sedh/paznasescolas/Cartilha.bmp

O relatório de um grupo de trabalho do Parlamento sobre o fenómeno da violência nas escolas é apresentado esta terça-feira na Comissão de Educação, Ciência e Cultura. Ao nível da organização e funcionamento das escolas, o relatório, a que a Lusa teve acesso, recomenda, além da criação de uma Comissão de Segurança, «mais autonomia» para as escolas e professores e a integração no projecto educativo das escolas de acções de prevenção de comportamentos de risco e mediação de conflitos.
Outra das propostas do documento, redigido pela deputada do Partido Socialista (PS) Fernanda Asseiceira, prende-se com programas de formação para professores, que contribuam para o desenvolvimento de competências de gestão e mediação de conflitos, bem como estratégias preventivas de comportamentos de indisciplina e agressividade no contexto escolar.
Recomenda-se ainda o alargamento da utilização do cartão electrónico individual a todas as escolas, a implementação do livro de ponto electrónico e da ficha electrónica de ocorrências, «que permita um conhecimento objectivo e rigoroso das várias situações que ocorrem em meio escolar».
Quanto às agressões a professores, propõe-se a sensibilização da comunidade educativa para proceder à sua comunicação ao Ministério Público e a consolidação «junto dos agentes educativos, do reconhecimento da agressão em contexto escolar como crime público».

Sem comentários: