domingo, abril 15, 2007

Rede de centros educativos chega aos Açores e à Madeira

Açores e Madeira vão ter centros próprios para reinserção de menores delinquentes na sequência de uma reestruturação dos centros educativos (CE) juvenis apresentada hoje pelo ministro da Justiça, Alberto Costa, em Vila do Conde.
A reorganização prevê que a rede de CE seja reduzida de 12 para nove unidades.
Seis dos CE da anterior rede do Instituto de Reinserção Social (IRS) são encerrados ou transferidos para a Segurança Social, a fim de funcionarem como centros acolhimento a menores em risco.
Parte dos 541 funcionários que o IRS empregava nos centros a fechar ou transferir (eram dois por cada um dos 257 jovens internados) passam para os quadros do Ministério da Segurança Social, explicou o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, José Conde Rodrigues, que acompanhou o ministro Alberto Costa nesta apresentação.
O novo mapa da rede educativa do IRS implica a transferência de instalações da unidade de Vila do Conde (Santa Clara) - que passará a funcionar numa parceria público-privada -, enquanto que os centros de Aveiro (Alberto Souto), Viseu (S. José) e Castelo Branco (S. Fiel) transitam para a alçada da Segurança Social.
Fecham os CE de Peniche (S. Bernardino) e Elvas (Vila Fernando), sendo objecto de modernização os dois de Lisboa (Navarro Paiva e Belavista) e ainda os do Porto (Santo António), Guarda (Mondego), Coimbra (Olivais) e Caxias (Padre António Oliveira).
Serão criados um novo centro nos Açores e outro na Madeira.
Ler noticia integral em Diário de Noticias da Madeira, de 14-04-2007.

Sem comentários: