domingo, novembro 30, 2008
sábado, novembro 29, 2008
Revista da Ordem dos Advogados - Ano 68 - Janeiro 2008
Diga Não à Pena de Morte
Uma Análise do Novo Regime Jurídico do Divórcio - Lei N.º 61/2008, de 31 de Outubro
sexta-feira, novembro 28, 2008
Proposta que visa acabar com a discriminação fiscal dos pais casados ou viúvos relativamente aos pais com outros estados civis
Ora, esta solução faz com que a esmagadora maioria dos contribuintes que pagam pensão de alimentos, cujo IRS é inferior a 20% do seu rendimento bruto, fiquem a pagar ainda menos IRS. Apenas os contribuintes que pagam pensão de alimentos e cujo IRS é superior a 20% do seu rendimento bruto têm um ligeiro agravamento do IRS.
Em qualquer das situações, os casais divorciados ou separados com filhos (qualquer que seja o seu número) continuam a ser fortemente beneficiados relativamente aos casais casados ou viúvos.
D.R., de 27 de Novembro de 2008
quinta-feira, novembro 27, 2008
Livro:O DIREITO DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEO
Local de Edição: Lisboa
quarta-feira, novembro 26, 2008
terça-feira, novembro 25, 2008
Sociedade ainda muito "presa" à família biológica
Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres
domingo, novembro 23, 2008
Oitavo Congresso dos Juízes Portugueses
Divulgam-se aqui as Conclusões aprovadas por unanimidade no Oitavo Congresso dos Juízes e o Documento "Compromisso Ético dos Juízes Portugueses - Princípios para a Qualidade e Responsabilidade", acolhido naquelas conclusões.
Compromisso Ético dos Juízes Portugueses 263.66 Kb
Conclusões do Oitavo Congresso 38.58 Kb
Livro: A razão dos avós- Daniel Sampaio
Crianças adoptadas quase duplicaram desde 2003
Antecipação de exames à magistratura gera problemas
Juízes rejeitam participação em órgãos desportivos ou de confiança política
Centros de adopção nas instituições facilitariam
Os centros de acolhimento de crianças e jovens em risco poderiam ter um gabinete de adopção que tratasse dos processos, depois dos respectivos serviços distritais da Segurança Social avaliarem os candidatos e os considerarem aptos. A espera seria encurtada porque a instituição aproximaria a criança dos futuros pais - faria "a alternância do colo" - evitando o risco de uma rejeição, como sucedeu a 17 crianças, em 2007.
É este o modelo defendido pelo director do Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, Luís Villa-Boas que estará presente no I Congresso Internacional de Adopção, a decorrer até amanhã em Lisboa, mas apenas como observador.
Prevalência «excessiva» do poder paternal
638 crianças sob medidas
D.R., de 20 de Novembro de 2008
sábado, novembro 22, 2008
25% das jovens são agredidas pelos namorados
A Campanha contra a Violência no Namoro, desenvolvida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), vai ser lançada hoje, em Lisboa, com o objectivo de “promover relacionamentos afectivos saudáveis” entre os jovens.
A campanha que hoje é apresentada, no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, vai decorrer até Outubro de 2009.
Violência doméstica: Agressores detidos sem flagrante delito
Outra novidade é o facto de os arguidos serem controlados à distância através da utilização de meios electrónicos.
De acordo com Jorge Lacão, secretário de Estado da Presidência, “de forma inovadora, define-se um estatuto de vítima de violência doméstica”, sendo que o diploma concederá às vítimas "uma protecção mais consistente".
“Este conjunto de medidas representam um aperfeiçoamento significativo no que respeita à protecção da vítima", comenta Jorge Lacão.
Segundo o secretário de Estado, "serão usados meios técnicos de tele-assistência de apoio à vítima, meios electrónicos de controlo à distância para o cumprimento de decisões judiciais impostas ao arguido ou condenado, além da possibilidade de se configurar como urgente processos relativos a violência doméstica".
Considerado um processo como urgente, "poderá haver a possibilidade de aplicação de medidas urgentes de protecção às vítimas no prazo de 48 horas subsequente à constituição do arguido", explicou o membro do executivo.
Ciclo de Cinema no Porto
segunda-feira, novembro 17, 2008
Até 6ª Feira
domingo, novembro 16, 2008
Adopção: 70 crianças devolvidas às instituições
São casos cuja pré-adopção, período em que é decretada a confiança judicial a um casal depois de uma selecção, não teve sucesso.
No mesmo período, 1.431 crianças foram integradas em famílias que iniciaram a pré-adopção, que termina seis meses depois com o tribunal a decretar a adopção efectiva.
Segundo dados do Instituto de Segurança Social, em 2005 a pré-adopção não resultou para 23 crianças, cuja pré-adopção foi finda sem sucesso. No mesmo ano, 448 crianças foram integradas em famílias que iniciaram o período de pré-adopção.
Os dados mais recentes das listas nacionais de adopção revelam que até Setembro deste ano 1.856 crianças estavam em condições de serem adoptadas.
Segundo os registos das Listas Nacionais de Adopção, 1.856 crianças estão em condições de serem adoptadas: 536 até aos três anos, 453 entre os quatro e os seis anos, 476 entre os sete e os dez anos, 339 entre os 11 e os 15 anos e 52 com mais de 15 anos.
Os mesmos dados revelam que dos 2.363 candidatos inscritos até ao final de Setembro (um candidato pode estar representado em mais do que um grupo etário), 2.308 querem adoptar crianças até aos três anos.
Colóquio: Processo Galileo (Ciência vs. Justiça)
DIA 10 DE DEZEMBRO PELAS 18 HORAS
ORADORES:
MODERADOR
O colóquio é seguido de jantar.
Padrinhos legais
sábado, novembro 15, 2008
Pais deixam pensões “a arder”
Imagens alertam para crianças raptadas
Ler noticia integral em O Sol, de 15-11-2008.
Pais manipulam os filhos
sexta-feira, novembro 14, 2008
D.R., de 14 de Novembro de 2008
quinta-feira, novembro 13, 2008
Todos os dias 49 crianças são vítimas de crimes
Maus tratos físicos e psíquicos, ameaças e coacção, abuso sexual e violação foram alguns dos crimes reportados à APAV entre Janeiro de 2007 e Junho de 2008, uma estatística reveladora do perigo a que muitas crianças estão sujeitas diariamente, principalmente na faixa etária entre os 11 e os 17 anos.
O tema «Crianças em Perigo» reúne vários especialistas num debate que decorre sábado em Lisboa e no qual será abordada a questão do maltrato infantil, formas e prevenção, assim como o acolhimento e os supremos interesses da criança.
Considera-se que a criança ou jovem está em perigo quando se encontra numa das seguintes situações: Está abandonada, sofre maus tratos físicos ou psíquicos ou é vítima de abusos sexuais, não recebe os cuidados ou afeição adequados à sua idade, é obrigada a actividades ou trabalhos excessivos ou está sujeita, de forma directa ou indirecta, a comportamentos que afectem gravemente a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional.
De acordo com os dados da APAV, durante o ano de 2007, 222 crianças foram vítimas de maus tratos físicos e outras 294 de maus-tratos psicológicos, 10 casos de violação e 36 de abuso sexual. Tudo em contexto doméstico.
D.R., de 13 de Novembro de 2008.
Decreto n.º 52/2008, D.R. n.º 221, Série I de 2008-11-13
Aprova a Convenção relativa à Competência, à Lei Aplicável, ao Reconhecimento, à Execução e à Cooperação em Matéria de Responsabilidade Parental e Medidas de Protecção das Crianças, adoptada na Haia em 19 de Outubro de 1996
Há 72 casais à espera de adoptar uma criança
Lar para acolhimento a grávidas pode ser uma realidade em 2009
Divórcio 'na hora' é nas zonas rurais
18 crianças já adoptadas
quarta-feira, novembro 12, 2008
Bullying praticado dos seis aos 20 anos
Elizabete Pinto, do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto, explica que a equipa multisdisciplinar da linha de apoio a famílias e alunos vítimas de bullying (808968888) acompanhou nove casos, a maioria denunciados no distrito de Lisboa, tendo recebido 24 solicitações.
O fenómeno caracteriza-se pela perseguição e humilhação continuada e intencional de um ou mais colegas que recorrem ao seu poder para intimidar outro mais fraco, tornando-o vítima numa relação em que o poder e a desigualdade o impedem de se proteger, envolvendo insultos, humilhações, exclusão e troça que acontecem de forma permanente e persistente sobre a mesma vítima.
Campus da Justiça de Lisboa começa a funcionar em Junho
Mais agressores e vítimas licenciados
Abusos sexuais a crianças já cresceram 40% em 2008
Violência doméstica: linha recebe 13 chamadas por dia
A linha telefónica gratuita de apoio a vítimas de violência doméstica recebeu, em dez anos, 115.201 chamadas, das quais 20.649 associadas a violência que foram efectuadas em 97,5 por cento dos casos por mulheres, refere a Lusa.
Desde que foi lançada, a 12 de Novembro de 1998, o número verde 800 202 148 recebeu 13 chamadas diárias, refere um comunicado da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Na esmagadora maioria dos casos reportados de violência doméstica, as vítimas eram do sexo feminino: 97,5 por cento, o equivalente a 20.138 chamadas telefónicas.
Apenas 2,5 por cento das vítimas que ligaram eram homens (511 chamadas).
Ler noticia integral em Portugal Diário, de 12-11-2008.
segunda-feira, novembro 10, 2008
Divórcio: nova lei não deixa o juiz fixar alimentos
Segundo o juiz de direito António José Fialho, a redacção introduzida ao artigo 1905.º do Código Civil pela Lei de 31 de Outubro (que altera o regime jurídico do divórcio) não contempla a possibilidade de decisão do tribunal em caso de falta de acordo ou de recusa de homologação do acordo dos progenitores no que toca à fixação de uma pensão de alimentos.
domingo, novembro 09, 2008
30.º Aniversário da Adesão Portuguesa à Convenção Europeia dos Direitos do Homem
Justiça é cara, lenta formal e burocrática
sexta-feira, novembro 07, 2008
Livro: BOLETIM DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Vol. LXXXIII
Doutrina
Livro: LEX MEDICINAE - Ano 5 - n.º 9 - 2008
Doutrina