domingo, novembro 23, 2008

Antecipação de exames à magistratura gera problemas

A antecipação das provas de acesso à magistratura que começam a 24 de Janeiro apanharam os candidatos desprevenidos e estão a obrigar várias universidades que ministram cursos de preparação para o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) a encurtá-los. Também há quem já tenha desistido por considerar que não há tempo para estudar.
O director adjunto do CEJ, Manuel Aguiar Pereira, explicou que como este ano há dois concursos a decorrer em simultâneo e os candidatos podem concorrer a ambos, as provas não podem coincidir, o que prolonga o calendário de exames, que teve de ser antecipado. Foram abertas 100 vagas para os tribunais judiciais (50 para juízes e 50 para procuradores) e mais 25 para os tribunais administrativos e fiscais, o que acontece pela primeira vez.
As provas escritas, primeira fase da selecção, começam a 24 de Janeiro para os candidatos a magistrados nos tribunais judiciais. Segue-se um exame a 7 de Fevereiro e o terceiro realiza-se a 21. Quem conseguir aprovação às três provas escritas é sujeito a uma prova oral, seguida de um exame psicológico.
Para quem quer ir para os tribunais administrativos só há duas provas escritas: uma a 31 de Janeiro e outra a 14 de Fevereiro. Os outros passos são semelhantes.
Ler noticia integral em Público, de 23-11-2008.

Sem comentários: