quarta-feira, outubro 31, 2007
Hoje é a Noite das Bruxas
Livro "Um Tiro na Bruma" de Manuel Cardoso
Trata-se de um livro que com gosto li na semana passada.
A história centra-se na vida de um médico transmontano, Drº Amadeu que vai calcorreando povoações, como Chacim, Mogadouro, Mirandela, e.t.c., tendo como panorama de fundo alguns confrontos entre monárquicos e repúblicanos, após a implantação da República em 1910.
As descrições das estradas, paisagens transmontanas fez-me lembrar o tempo em que vivi no Mogadouro, nos anos 90. Embora só tenha vivido três meses no Mogadouro, tornou-se uma terra marcante na minha vida, porque foi a minha Comarca de ingresso.
Aqui fica a minha sugestão para o próximo fim de semana.
Castigos corporais na família são punidos em 19 países no mundo, incluindo Portugal
Os castigos corporais a crianças praticados na família são proibidos e punidos em 19 países do mundo, incluindo Portugal, o que representa 2,3% da população infantil mundial, segundo um relatório que será apresentado hoje em Lisboa.
O documento é apresentado hoje na conferência sobre "A Parentalidade positiva - estratégias e formas de apoio às famílias", realizada no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.
Esta conferência surge também a propósito da reunião semestral do Grupo Permanente Intergovernamental "Europe de l'Enfance", que integra representantes dos 27 Estados membros da União Europeia.
O relatório sobre o fim dos castigos corporais da autoria da "Global Initiave To End All Corporal Punishement of Children" foi elaborado com o apoio do governo Sueco e do perito das Nações Unidas, autor do "Relatório do Secretário Geral das Nações Unidas sobre a Violência Contra as Crianças", de 2006.
Neste documento, Portugal, país onde em 2006 mais de 200 crianças até aos dez anos foram vítimas de maus-tratos físicos ou psicológicos, aparece como um dos Estados que alterou a sua legislação tendo em vista o respeito pelos direitos da criança e a abolição dos castigos corporais.
Em Portugal, refere o relatório hoje divulgado, a revisão do código penal indica no artigo 152 que os castigos corporais, a privação da liberdade das crianças e as ofensas sexuais são punidos com penas de um a cinco anos de prisão.
Segundo o documento, na sequência do estudo das Nações Unidas sobre Violência contra as Crianças, foi estabelecida uma meta, até 2009, para a proibição universal desta prática e desde então foram feitos vários progressos.
Actualmente, 19 Estados têm já legislação que permite a protecção total das crianças para os castigos corporais, incluindo na família, o que representa 2,3% da população infantil mundial. Contudo ainda existem 178 que permitem este tipo de actos.
O documento refere que mais de 100 Estados proibiram toda a punição corporal na escola, o que representa 41,2% da população infantil e quase 150 fizeram-no no que respeita ao sistema penal.
Na verdade, adianta o relatório, o mundo caminha rapidamente para a aceitação dos direitos das crianças, para o respeito pela sua dignidade humana e integridade física, mas ainda há um percurso a percorrer para que esta aceitação esteja plasmada na legislação.
Portugal, Nova Zelândia e Holanda foram os últimos a incluir na legislação artigos que punem claramente os castigos corporais em casa, seguindo assim a Grécia, que o fez em 2006, e a Hungria e a Roménia, em 2004.
O primeiro país a tomar esta iniciativa foi a Suiça em 1979, seguido da Finlândia em 1983, da Noruega em 1987, da Áustria em 1989, Chipre em 1994, Dinamarca em 1997, Letónia e Croácia em 1998, Israel, Alemanha e Bulgária em 2000 e Islândia em 2003.
Ler noticia integral em Destak, de 31-10-2007.
terça-feira, outubro 30, 2007
REVISTA O DIREITO - Ano 139.º III
segunda-feira, outubro 29, 2007
Regime das escutas é mais rigoroso
Juízes não querem regime da Administração Pública
Em comunicado, a ASJP «rejeita, em absoluto, esta tentativa de funcionalização do poder judicial, que mais não visa do que abrir caminho para o controlo dos tribunais pelo poder executivo».
Os juízes «repudiam tão grave e insólita violação do respeito devido ao Poder Judicial e de menorização do seu estatuto constitucional».
A Assembleia da República aprovou no dia 16 de Outubro uma proposta de lei sobre a reforma dos regimes de vinculação, carreiras e remunerações dos trabalhadores da Administração Pública, determinando a sua aplicabilidade aos juízes e sujeitando-os, assim, a tal regime.
sexta-feira, outubro 26, 2007
Madeira: 1.686 crianças acompanhadas
Pedófilos vão ser impedidos de trabalhar com crianças
O ministro da Justiça vai propor, muito em breve, ao Parlamento a aprovação de uma lei visando que indivíduos condenados por crimes sexuais contra menores sejam proibidos de trabalhar com crianças. Esta medida é a única que não está implementada em Portugal de todas as propostas incluídas na convenção do Conselho da Europa contra os abusos sexuais e exploração de crianças, ontem assinada em Lanzarote, Espanha, por representantes de 47 países.
quinta-feira, outubro 25, 2007
IV Ciclo de Conferências subordinado ao tema "Por uma Revolução na Arbitragem de Conflitos de Consumo. Que futuro?"
Programa da Conferência
Cartaz da Conferência
I Seminário Ibérico- "Protecção da Criança"- Compreensão entre os Modelos (Português e Espanhol) de Actuação e Intervenção
25 de Outubro é o Dia Europeu da Justiça Civil
Madeira tem um advogado por 443 habitantes
Tribunal sem espaço para guardar processos
Ler noticia integral em Diário de Noticias, de 25-10-2007.
quarta-feira, outubro 24, 2007
Madeira: Apresentação do Livro "Foi Assim" de Zita Seabra
terça-feira, outubro 23, 2007
Delinquência juvenil diminui no primeiro semestre de 2007
As polícias registaram menos crimes praticados por adolescentes nos primeiros seis meses de 2007 comparativamente a 2006. Também diminuíram os números da criminalidade grupal e da criminalidade violenta, sendo estas as áreas que evoluíram mais positivamente. Mas estamos a falar apenas dos delitos participados, desconhecendo-se a verdadeira dimensão do fenómeno, alerta perito em comportamentos desviantes.
CDS/PP propõe multas para pais de alunos faltosos
Na próxima semana discute-se na Assembleia da República a indisciplina escolar e vota-se o estatuto do aluno.
Madeira: PJ mais eficaz no 1.º semestre
Comparando o primeiro semestre de 2007 com igual período de 2006, o número de processos entrados na PJ-Funchal, em 2007, aumentou 60%. A eficácia também aumentou: Cerca de 70% de aumento nos processos findos, com taxas elevadas de processos que seguiram para o Ministério Público (MP) com proposta de acusação.
62º Aniversário da PJ
A cerimónia comemorativa, presidida pelo ministro da Justiça, Alberto Costa, vai decorrer no Auditório da Fundação Serralves, no Porto, e contará com uma conferência sobre "Ciência, Segurança e Justiça", proferida por Cândido da Agra, professor da Universidade do Porto.
quarta-feira, outubro 17, 2007
Itália: homem matou mulher em tribunal
O homem encontrava-se dentro da sala de audiências, num tribunal do Norte de Itália, para uma diligência relativa ao processo de divórcio, refere agência Ansa.
Dois advogados e um polícia ficaram feridos.
terça-feira, outubro 16, 2007
Magalhães e Silva defende criação de tribunais de bairro para combater a criminalidade da rua
O candidato a bastonário da Ordem dos Advogados (OA) Magalhães e Silva defendeu hoje a criação de tribunais de bairro como forma de combater a delinquência juvenil e a criminalidade de rua
Sorteio das listas candidatas às eleições para os órgãos da OA
Dia Mundial da Alimentação
Foto tirada à entrada do edificio das Nações Unidas, em New York
"O mundo possui os recursos, os conhecimentos e os instrumentos necessários para fazer do direito à alimentação uma realidade para todos", afirmou o alto responsável, em comunicado.
Detector sem polícia
Fonte: Diário de Noticias da Madeira, de 16-10-2007.
segunda-feira, outubro 15, 2007
Jornadas "Diferentes Perspectivas-O mesmo horizonte"
PSD quer apoio aos juízes
domingo, outubro 14, 2007
Educar uma criança numa instituição custa em média dois mil euros por mês
No montante referido "estão incluídas despesas de alimentação, vestuário e os gastos com uma equipa interdisciplinar de educadores para formar o homem de amanhã, garantindo as condições materiais, afectivas e a formação escolar.
Dimensão
259 Número total de crianças institucionalizadas.
21 Instituições (dez particulares, oito lares de infância e juventude, dois centros de acolhimento e um oficial).
Causas
Famílias disfuncionais, negligência, alcoolismo e toxicodependência de um dos elementos.
Perguntas a Nelson Carvalho
As instituições estão preparadas para receber e formar crianças em risco?
As instituições estão preparadas para acolher as crianças e desenvolver um projecto de vida individualizado e adaptado a essa criança. Cada vez mais têm equipas multidisciplinares, com um grande nível de especialização e abertura ao meio envolvente.
A sociedade tem preconceitos em relação aos adultos que saíram dessas instituições?
Estes preconceitos existem, mas estão a diminuir, embora lentamente porque a institucionalização ainda está muito ligada ao conceito de delinquência, quando isso não é verdade.
Será que a sociedade cumpre o seu papel em relação às crianças acolhidas pelas instituições?
A sociedade, na pessoa do Estado, proporciona a estas crianças e jovens um lar, no qual predomina o carinho e outros requisitos fundamentais para o crescimento harmonioso do ser humano. Na Madeira, há um grande esforço e preocupação para dar as melhores condições de vida possíveis a estas crianças; veja-se as infra-estruturas existentes e a qualidade das equipas técnicas que lá trabalham. O que nunca podemos esquecer é que a sociedade somos todos nós, por conseguinte, somos todos responsáveis pela salvaguarda e pelo bem-estar destas crianças e jovens.
É possível traçar um perfil de um adulto que cresceu numa instituição?
Não faz sentido falar de perfis. As pessoas são todas diferentes independentemente de terem sido ou não institucionalizadas. O factor institucionalização não é, nem deve ser, preditivo de qualquer perturbação física e/ou psíquica. Sugira algumas dicas que ajudem estes adultos a caminhar com sucesso. As mesmas que daria a qualquer adulto, independentemente da proveniência familiar: ter um projecto de vida capaz de alcançar a realização pessoal.olar e profissional.
Ler noticia integral em Diário de Noticias da Madeira, de 14-10-2007
sexta-feira, outubro 12, 2007
Lançamento do livro "Do bando para as margens" da autoria de Adelino Antunes
quinta-feira, outubro 11, 2007
O Ministério da Justiça refere, em comunicado, que foi “criado um regime temporário e especial de incentivo à extinção da instância, promovendo-se a resolução de litígios fora dos tribunais, fundamentalmente através de transacções e compromissos arbitrais entre as partes nas acções que tenham sido propostas até 29 de Setembro de 2006”.
Recurso a tribunais pode ser penalizado
Preso por usar foto de ex-namorada no Messenger
Seminário Internacional: O Perfil do Juiz na tradição Ocidental
Programa
Madeira; PJ regista em dois anos 8 casos de raptos parentais
Madeira: A Média de permanência de crianças em instituições é mais curta na região
Aniversário
terça-feira, outubro 09, 2007
Governo quer saber quantas crianças se encontram há demasiado tempo em instituições
Livro: Acolhimento Familiar de Paulo Delgado
Espectáculo musical "Cabeças no Ar"
Na noite da passada 6ª Feira tive o prazer de assistir no Teatro São Luiz, em Lisboa ao musical de Carlos Tê, com canções de Carlos Tê, João Gil, Manuel Paulo e Rui Veloso e encenação de Adriano Luz. |
Adopção Internacional: adopção por residentes em Portugal de menores residentes no estrangeiro
segunda-feira, outubro 08, 2007
Interpol pede ajuda para localizar pedófilo
Um apelo inédito para localizar um suspeito de pedofilia, que colocou online 200 fotografias onde abusa sexualmente de crianças e adolescentes, foi hoje divulgado pela Interpol
A Interpol disponibilizou no seu site várias imagens compostas a partir das fotografias publicadas pelo pedófilo para que o suspeito possa ser identificado pelo público.
Livro: Dura Lex. Retratos da Justiça Portuguesa de António Marinho e Pinto
Foi lançado hoje no El Corte Inglés de Lisboa a obra "DURA LEX. RETRATOS DA JUSTIÇA PORTUGUESA", da autoria de António Marinho e Pinto. Clique também aqui. Edições MinervaCoimbra Livraria Minerva Galeria Rua de Macau, 52(Bairro Norton de Matos)3030-059 Coimbra |
Petição contra a discriminação dos pais casados e viúvos em sede de IRS
O Código do IRS prevê que todos os pais, à excepção dos casados ou viúvos, possam deduzir até 6.500 EUR por filho. Tel: 217 552 603 - 919 259 666 - 917 219 197 Fax: 217 552 604 |
Vigilia de solidariedade com o povo do Myanmar
Realiza-se hoje, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, uma vigília em solidariedade com o povo do Myanmar. Esta vigília promovida pela União Budista, e à qual se associou a Amnistia Internacional, decorre entre das 19 às 21. |