terça-feira, outubro 23, 2007

Delinquência juvenil diminui no primeiro semestre de 2007

Foto tirada no CCB, Lisboa
As polícias registaram menos crimes praticados por adolescentes nos primeiros seis meses de 2007 comparativamente a 2006. Também diminuíram os números da criminalidade grupal e da criminalidade violenta, sendo estas as áreas que evoluíram mais positivamente. Mas estamos a falar apenas dos delitos participados, desconhecendo-se a verdadeira dimensão do fenómeno, alerta perito em comportamentos desviantes.
Os crimes praticados por jovens registados pela PSP e GNR diminuíram 17,6% comparativamente ao primeiro semestre de 2006, um resultado expressivo, que o psicólogo Jorge Negreiros tem dificuldade em acreditar, justificando: "As minhas dúvidas devem-se às actuais condições sociais de Portugal, em que se assiste a uma desagregação social, sobretudo em zonas problemáticas, e ao aumento do desemprego, que são factores de risco de delinquência juvenil."
O problema é que os dados das forças policiais dão conta da criminalidade participada e o professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto, responsável pelo Centro de Investigação em Psicologia dos Comportamentos Desviantes, explica que só se pode perceber a dimensão do fenómeno através da "delinquência auto-revelada". Esta análise é feita através de inquéritos a amostras representativas da sociedade. "Há sempre uma grande discrepância, porque as estatísticas oficiais são a ponta do iceberg. Por exemplo, há sinais preocupantes no fenómeno dos gangues" , refere.
Ler noticia integral em Diário de Noticias, de 17-10-2007.

Sem comentários: