sexta-feira, fevereiro 27, 2009

“Académica - História do Futebol” lançado amanhã


O Auditório da Casa da Cultura de Santa Cruz é palco, amanhã (sábado), a partir das 20h00, do lançamento do livro “Académica - História do Futebol”, da autoria de João Santana e de João Mesquita.
A obra é divulgada aos madeirenses por uma Comissão de Honra - composta pelos doutores José António França Pitão, Luís Miguel Pereira, Mário Rodrigues da Silva, José Miguel Mendonça e José Júlio Castro Fernandes - em colaboração com os dois autores. «O livro imortaliza toda a vida da Associação Académica de Coimbra, retratando o passado, o presente e projectando o futuro», disse Luís Miguel Pereira ao Jornal.
Com 716 páginas - mais de 2.500 fichas de jogo e 1.500 fotos - o livro aborda todo o historial da colectividade de Coimbra, desde a sua fundação, em 1911, até ao ano passado. Lançado em Setembroúltimo, a obra que é apresentada sábado na ilha teve idênticas iniciativas em locais como Lisboa, Porto ou Lousã e pretende «reunir os antigos estudantes de Coimbra, adeptos e simpatizantes da Associação Académica de Coimbra, residentes na Madeira, para um espaço de debate», disse o nosso interlocutor.
Factos marcantes da mais emblemática colectividade da “Cidade dos Estudantes”, na sua vertente desportiva - neste caso particular do Futebol são o “pano de fundo” do livro «numa ligação com a massa associativa, promovendo a cultura nas mais diversas áreas».
De acordo com Luís Miguel Pereira, a Académica tem ligações à Região, «com muitos nativos» da ilha a terem estudado em Coimbra e a serem simpatizantes ou adeptos, pelo que é «importante uma inter-acção com a massa desportiva».
Além do lançamento da obra, será criado um espaço de debate aberto a todos os interessados, com a Comissão de Honra a tentar a presença do Grupo de Fados de Coimbra da Madeira.
Por último saliente-se que a obra é lançada no dia em que a Académica joga com o Nacional (17h30), na Choupana, tendo sido endereçado um convite à direcção conimbricense para estar presente em Santa Cruz.
Ler noticia integral em Jornal da Madeira, de 27-02-2009.

Sem comentários: