quinta-feira, dezembro 27, 2007

Abusos sexuais de menores fazem uma vítima por semana na Madeira


Todas as semanas há uma criança vítima de abusos sexuais na Madeira. "Mais de meia centena de crianças são vítimas de abusos sexuais todos os anos. O número de inquéritos abertos pela PJ revela que pelo menos uma criança com idade inferior a 16 anos sofre os estigmas da pedofilia todas as semanas na Região Autónoma da Madeira. A evolução dos últimos 11 anos indica que há uma crescente consciencialização pública para a gravidade destes crimes. O abuso sexual de menores é, assim, uma realidade cada vez mais denunciada na Região".
Outrora um estigma social "vivido num casulo de segredo", o tabu em torno dos abusos sexuais de menores foi dando lugar à denúncia, empolgada pela forte mediatização dos julgamentos de processos de pedofilia, como o célebre 'Caso Casa Pia'. Mas nem por isso, este processo é considerado um exemplo.
Eugénio Perregil, coordenador da petição sobre as crianças vítimas de abusos sexuais, fala em "adiamento desnecessário" dos processos judiciais e de falta de intervenção do Estado em defesa das crianças, que acabam por ser "duplamente vitimadas". Eugénio Perregil considera Portugal "um paraíso à beira-mar plantado para este tipo de práticas criminosas", situação agravada pelo facto de o nosso país ter "um terreno muito propício para atrair pedófilos, por não ter penas suficientemente pesadas". O facto de 45% dos 412 inquéritos terem sido arquivados na Madeira nos últimos 11 anos, por falta de provas, tal como o DIÁRIO noticiou, pode ser um indício da vulnerabilidade da lei e da justiça.
Ler noticia integral em Diário de Noticias, de 27-12-2007.

Sem comentários: