Uma rapariga viaja num autocarro público de pé e apercebe-se que está a ser alvo da atenção de dois cidadãos de Leste. Afasta-se com receio, ouve-se um coração a bater aceleradamente e o medo no olhar da passageira quando vê que um dos estrangeiros se levantou e está mesmo atrás dela. Esta é a primeira parte do anúncio da campanha "Todos Diferentes, Todos Iguais" que vai passar nos canais televisivos nacionais.
A ideia é alertar para os juízos precipitados que se fazem com base no preconceito. Na segunda parte, o estrangeiro pergunta se a rapariga está grávida e que pode sentra-se no lugar dele. "Quando vês nacionalidade, raça ou credo, não vês a pessoa", é a mensagem - chave, associada a outra "Vê as pessoas pelos teus olhos não pelos olhos do preconceito".
Mais forte é o "spot" a exibir nas salas de cinema "Monhés, pretos, de leste, chinocas, brancos, brasucas. Quando as luzes se acenderem, aproveita para ver as pessoas tal como elas são!".Retomando o lema "Todos diferentes, todos iguais" lançado em 195 pelo Conselho da Europa para assinalar os 50 anos sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, a campanha consiste em várias actividades que irão decorrer em todos os distritos do país. Toda a informação encontra-se disponível no site do IPJ.
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