domingo, novembro 19, 2006

Madeira: Fundação Cecília Zino



Vinte e seis crianças vivem, sob a vigilância das Irmãs Dominicanas, na Fundação Cecília Zino. Estão ali enviadas e sob tutela do Tribunal de Menores, tendo sido retiradas das suas famílias por se encontrarem sujeitas a vários riscos.
Quanto às 26 crianças que ali vivem, têm idades compreendidas entre os 3 e os 14 anos. As crianças frequentam escolas públicas, têm várias actividades dentro da instituição, orientadas por técnicos contratados. São acompanhadas por uma psicóloga contratada.
Refira-se que a Fundação é um legado de D. Cecília Rosa Zino, descendente de uma familia inglesa, casada com um inglês e que não teve filhos. No fim da sua vida, Cecília Zino fez um testamento, no qual manifestou o desejo de criar uma fundação em favor das crianças mais pobres e que estivessem doentes. Cecília Zino faleceu em 1953 e o hospital pediátrico abriu em 1963. No entanto, tendo em conta a construção do agora Hospital Central do Funchal, a valência de hospital pediátrico deixou de ter razão de ser, sendo que, em Setembro de 1981, a Fundação abriu como internato para crianças do sexo feminino.
Ler artigo integral em Jornal da Madeira, de 19-11-2006.

Sem comentários: