sexta-feira, novembro 17, 2006

Violência doméstica: 50 casos dia

A GNR e a PSP registaram nos primeiros seis meses deste ano uma média de 50 casos de violência doméstica por dia, de acordo com dados oficiais divulgados, esta sexta-feira. Noticia a agência Lusa.
Segundo as estatísticas das duas forças policias, no primeiro semestre de 2006 registaram-se 9.679 casos de violência doméstica, o que representa mais 1.674 casos em relação ao mesmo período de 2005.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou mais 1.500 casos de violência doméstica do que no mesmo período do ano passado, num total de 5.501 casos, enquanto a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou mais 174 num total de 4.1 58 casos.
Segundo dados nacionais da PSP, durante o primeiro semestre deste ano foram registados 4.217 crimes contra o cônjuge ou companheira, 148 contra menores de 16 anos, 238 contra filhos ou enteados, 295 contra ascendentes (pais) e 603 contra outros familiares.
Face ao total de ocorrências registadas em 2005, que no primeiro semestre não chegaram às quatro mil, a PSP verifica que há uma tendência para um aumento do número de participações.
O mesmo deverá acontecer com a GNR que espera um registo entre 8.900 e 9.000 casos até ao final do ano o que deverá representar mais sete por cento em relação ao ano anterior.

A violência doméstica tem vindo a apresentar uma maior visibilidade devido a uma crescente percepção social do problema e a uma maior consciencialização dos direitos por parte das vítimas de crime.

Os dados da GNR revelam que a maioria dos casos de violência doméstica registados no primeiro semestre deste ano são entre cônjuges: 3.941 num total de 4.158 casos.

Durante este período há ainda o registo de 237 casos de violência contra crianças.

Todas estas queixas da GNR foram tratadas pelo Núcleo Mulher e Menor é um projecto encetado a partir de 2002 que tem como objectivo qualificar o tratamento das matérias relacionadas com problemáticas das violências domésticas sobre as mulheres, as crianças e outros grupos específicos de vítimas.

A Guarda Nacional Republicana tem em funcionamento um total de 26 núcleos espalhados por todo o país composto por dois a três militares cada.

Sem comentários: