segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Sem dormir para ver a Quinta das Celebridades

Fonte: Portugal Diário, de 20-02-2006

A hiperactividade das crianças merece cada vez mais atenção no meio educacional. Mas por vezes os problemas de comportamento dos mais novos têm origem nos hábitos dos mais velhos.

«Recebemos vários relatos de que as crianças fazem muitas birras ou estão muito inquietas o que é atribuído em alguns casos a hiperactividade. No entanto, ao falar com os menores acabamos por perceber que muitas vezes simplesmente não dormem as horas suficientes», adiantou ao PortugalDiário Paula Carqueja, presidente da comissão de protecção de crianças e jovens em risco do Porto Ocidental.

A presidente explicou que quando dava o programa quinta das celebridades era fácil perceber que as crianças ficavam a ver até tarde a seguir a transmissão tendo aulas às nove da manhã. «Muitas têm televisão no quarto o que dificulta o controlo», explicou.

«Também tive um caso em que a mãe ia com o filho de um ano todos os dias para o café até à uma da manhã. Os hábitos são fundamentais para que as crianças possam ter um crescimento saudável. Infelizmente ainda não há uma consciência de que as crianças são sujeitos de direitos. É necessário uma formação familiar para também ensinar os pais a não cometerem estes "erros"», exemplificou.

Sem comentários: