domingo, junho 28, 2009

Gravidez como 'escape'



A Região continua a ter uma das mais elevadas taxas do país de gravidez na adolescência. No Hospital do Funchal, entre 2006 e 2007 o crescimento foi muito elevado, aproximando-se de 100% de aumento (de 85 para 168).
Porém, em 2007 e 2008 os números de mães adolescentes (entre os 13 e os 19 anos) não sofreram grande alteração (respectivamente 168 e 156). Já neste ano, só nos primeiros três meses, e de acordo com os dados fornecidos ao DIÁRIO pelo Serviço de Saúde da Região (SESARAM), 39 jovens foram mães no Hospital.
Diz quem trabalha na área que os números da gravidez na adolescência ao nível regional parecem estar a sofre uma ligeira diminuição este ano, mas mesmo assim os valores continuam acima do desejável.
São cada vez mais os jovens em situação de risco e, no caso das raparigas, a gravidez surge como um 'escape'. Relatos de profissionais que lidam diariamente com jovens grávidas demonstram que se, por um lado, há casos de 'acidentes', de adolescentes que engravidam por não tomarem as devidas precauções, por outro, há muitas gravidezes planeadas, tendo em vista possíveis prestações sociais (abono e rendimento social de inserção), a libertação da família e a criação de um novo núcleo família.

Sem comentários: