sexta-feira, março 27, 2009

Casamentos "gay" em Espanha representam dois por cento do total

As uniões entre pessoas do mesmo sexo representam quase dois por cento dos casamentos celebrados em Espanha em 2006 e 2007.
Alguns números: em 2006, realizaram-se 4313 casamentos entre pessoas do mesmo sexo (2,1 por cento do total de casamentos celebrados no país). No ano seguinte, foram 3193 (1,6 por cento), a maioria dos quais entre dois homens (2141).José Sócrates já prometeu que, se ganhar as eleições, avançará com as alterações ao Código Civil que permitirão que duas pessoas do mesmo sexo possam casar-se também em Portugal. Isto apesar de haver sondagens que indicam que mais de metade da população não concorda com a medida.
Em Espanha homossexuais também adoptam
José Luis Zapatero ganhou as eleições. E, apesar da forte oposição da Igreja espanhola, a proposta do PSOE foi aprovada. As palavras “marido” e “mulher” caíram da legislação. E passou a falar-se de “cônjuges”.
Reconheceu-se o direito dos homossexuais adoptarem conjuntamente.Ainda há quem peça a inconstitucionalidade da medida. Mas “houve uma reacção positiva de um amplo sector da população”. E outras leis foram aprovadas para reconhecer os “direitos familiares” desta faixa da população, nomeadamente a que permite que uma lésbica casada possa recorrer a técnicas de reprodução medicamente assistida.
Ler noticia integral em Público, de 27-03-2009.

Sem comentários: