segunda-feira, janeiro 12, 2009

Dois mil bebés de risco social apenas em cinco hospitais


Milhares de bebés nasceram no ano passado nos hospitais sem as mães terem condições para os criar. São filhos de toxicodependentes, vítimas de violência doméstica e com doença mental, famílias disfuncionais, ou a viver numa carência tal que, em casos extremos, as equipas dos hospitais e os tribunais não arriscam entregar-lhes os filhos na hora de deixar a maternidade.
Muitos destes recém-nascidos ficam retidos várias semanas à espera de decisão judicial ou que a família se organize para os receber, ou seguem para centros de acolhimento, mesmo que provisoriamente. Uma minoria é encaminhada pela mãe para adopção. A maioria saem na altura da alta clínica, embora apoiados pela rede social.
Só em cinco hospitais - Santa Maria, Amadora-Sintra, Barreiro, Coimbra e Maternidade Alfredo da Costa (MAC) - foram sinalizados dois mil bebés de risco em 2008, apurou o DN. Uma realidade que já se agravou no ano passado e que piorará este ano com a crise, não duvidam os responsáveis hospitalares. Em 2008, a MAC teve 420 casos, mais 32 do que em 2007.
Ler noticia integral em Diário de Noticias, de 12-01-2008.

Sem comentários: