sábado, junho 28, 2008

Aumenta violência na sociedade


As ameaças à segurança estão a aumentar, por isso «é fundamental que se fale de violências. A solidez de uma comunidade assenta na preocupação das violências que podem surgir». A opinião é do magistrado judicial Fernando Negrão que ontem foi um dos oradores convidados para abordar a temática “Violências Possíveis, Mundos Reais”, cujo seminário decorreu na sala da assembleia da Câmara Municipal do Funchal.
Fernando Negrão adiantou que as violências localizadas estão relacionadas com os problemas de droga e toxicodependência, sem esquecer a violência doméstica, «que não é um problema exclusivamente português, mas de todo o mundo, mesmo dos países desenvolvidos».
No caso da violência doméstica, esta não pode ser tratada da mesma forma como o um processo de um caso de agressão na rua. «Quando falamos de violência doméstica, falamos de um caso particular. O tratamento deve ser distinto, porque estamos a falar de um crime que se passa dentro de quatro paredes, é um crime silencioso e a preparação das autoridades para tratar esses casos deve ser diferente», referiu Fernando Negrão.
Na opinião do magistrado, as autoridades «estão a tomar consciência disso e algumas unidades da PSP já têm pessoas treinadas e preparadas para enfrentar esse tipo de criminalidade».
Ler noticia integral em Jornal da Madeira, de 28-06-2008.

Sem comentários: