domingo, abril 27, 2008

22% dos alunos consomem drogas


22% alunos do secundário que foram inquiridos por um estudo promovido pelo Ministério da Saúde - entre os quais estudantes das regiões autónomas da Madeira e dos Açores - admite já ter consumido substâncias estupefacientes. Este é um dos resultados preliminares do inquérito nacional em meio escolar que foi realizado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência junto de 75 mil alunos matriculados no ensino regular público do 3.º ciclo do ensino básico e secundário (cursos gerais e tecnológicos), no ano lectivo 2006/07. O inquérito foi posto em prática pela primeira vez em finais de 2001 e repetido em Dezembro de 2006. O objectivo é analisar a evolução do consumo lícito e ilícito de drogas e outras substâncias psicoactivas, entre os estudantes. Os resultados finais serão conhecidos segunda-feira.

As primeiras conclusões dão conta de uma diminuição geral nas prevalências de consumo de estupefacientes ao longo da vida dos alunos. Em 2001, 28% dos 75 mil alunos responderam que já tinham experimentado qualquer substância ilícita; em 2006, esse número baixou para 22%.

No capítulo do consumo das designadas drogas lícitas, a tendência acompanha a generalidade das drogas ilícitas: a diminuição. Ainda assim, 88% dos alunos do secundário afirmaram que já consumiram bebidas alcoólicas pelo menos uma vez na vida; no 3.º ciclo a taxa baixa para 59%. Em Dezembro de 2006, apenas 35% dos alunos do 3.º Ciclo admitiu ter fumado (em 2001 tinha sido 49%). Também entre os alunos do secundário, tem sido crescente a consciência dos malefícios do consumo do tabaco: 55% admitiu ter fumado pelo menos uma vez na vida, um número que contrasta bastante com os 70%, em 2001.

Há mais danos materiais nas escolas e casos de violência física e psicológica exercida sobre alunos cada vez mais novos. De um lado da sala, o fenómeno 'bullying' está a ganhar popularidade, do outro, os professores perdem autoridade: no último ano lectivo, nove docentes foram vítimas de crimes em meio escolar, mais 22% do que em 2005/06.

Em 2006/07, a PSP registou 201 ocorrências (58% das quais criminais) - mais duas do que no ano lectivo transacto. Ofensas corporais (34 casos), furtos (29), vandalismo (23), injúrias e ameaças (13) e os roubos (nove) são os crimes que mais se repetem no meio escolar, revela o balanço de operações do programa 'Escola Segura', da Polícia de Segurança Pública.

A maioria dos ilícitos foram cometidos contra pessoas (137 casos). Seguem-se as instalações e equipamentos escolares (57) e os veículos (três).

Sem comentários: