terça-feira, março 18, 2008

A330-200 da TAP 'baptizado' na Madeira




A TAP começou a utilizar ontem no Aeroporto da Madeira os seus aviões da frota A330-200, o que marca uma nova etapa na história do transporte regular de passageiros para a nossa ilha.
O primeiro A330 com as cores da TAP aterrou na Madeira às 05h35, sob o comando de Carlos Negrão, com 166 passageiros provenientes de Caracas, dos quais 89 em trânsito, que seguiram viagem para Lisboa. Tinha a matrícula CS-TOE e está baptizado com o nome 'Pedro Álvares Cabral'. O segundo avião do mesmo tipo que aterrou no dia de ontem (CS-TOF 'Infante D. Henrique'), foi às 12h28, proveniente de Lisboa e em viagem para Caracas. Foi este que recebeu o tradicional banho de baptismo, cerimónia que foi celebrada com a ajuda dos bombeiros do Aeroporto. Fez uma aterragem impecável, entrando pelo lado de Santa Cruz, com um vento de cerca de seis nós de Leste. Tocou na pista frente ao quartel dos bombeiros e foi até final para voltar e se dirigir ao estacionamento, onde levou a 'chuveirada'.
O comandante Carlos Rodriguez disse ao DIÁRIO que a viagem e aterragem decorreram muito bem. Este tipo de avião, como aliás já foi provado por outras companhias, tem uma 'performance' muito boa neste aeroporto. Aterrou com 266 pessoas a bordo e com um peso de 179 toneladas, em escala para Caracas. Como noticiámos oportunamente, a operação técnica da aeronave foi confiada a um duo de pilotos nascidos na Venezuela, filhos de madeirenses.
Comentário: fiz a viagem Lisboa-Funchal no A 330-200 CS-TOF 'Infante D. Henrique' no passado sábado e posso testemunhar que a viagem foi excelente, incluindo a aterragem. Só um senão, chegou ligeiramente atrasado e estive cerca de uma hora à espera da bagagem.

Sem comentários: