Esta é apenas uma tímida manifestação da síndrome de alienação parental, uma psicopatologia pouco conhecida da opinião pública, mas que, segundo psicólogos e juízes, está a aumentar nos casais divorciados, com sérias implicações para as crianças e pais.
Nos casos mais graves, esta patologia - associada à frustração da rejeição e à incapacidade de superar a dor sem recorrer à vingança, através dos filhos - chega mesmo a originar falsas acusações de abuso sexual, o que é bem mais frequente do que se pensa.
Estima-se que, em cerca de metade dos divórcios problemáticos, há acusações ou insinuações de abuso sexual contra os pais, tal como refere o presidente do Tribunal de Menores do Funchal, Mário Rodrigues da Silva, em entrevista ao DN. Este tipo de acusação predomina quando os filhos são mais pequenos e, por isso, mais manipuláveis, sendo induzidos a confirmar a teoria das mães. E, às vezes, basta uma leve insinuação, assessorada por hábeis advogados, para instalar a dúvida num juiz e restringir as visitas, agora que o tema da pedofilia suscita um alarme social sem precedentes.
Ler noticia integral em Diário de Noticias, de 14-01-2008.
1 comentário:
Prezados amgigos.
Venho deixar um parabéns pelo trabalho de divulgação da SAP, das Falsas Denúncias de Abuso Sexual e pelo conteúdo abordado em nome da convivência de filhos com seus pais.
Sou do Movimento Pais por Justiça -Brasil Rio de Janeiro e estamos buscando todos as entidades, blogs, profissionais, enfim, tudo relacionado com o tema pai e filho. Queremos fazer uma grande união de esforços para que a humanidade esteja em alerta pelo problema social que passamos.
Aguardamos sua visita. rio@paisporjustica.com e www.paisporjustica.org (em contruação) e www.paisporjustica.blogspot.com.
att. Feliz dia dos Pais.
Enviar um comentário