A ideia e o capital pertencem ao hoteleiro Dionísio Pestana que confia a presidência da Associação 'Criamar' ao ex-secretário regional. Tudo para formalizar hoje, em escritura pública, no Cartório Notarial de Teresa Perry Vidal.
O nome da Associação resulta da "união dos vocábulos criação e amor, componentes essenciais para formar um ser humano" explica João Carlos Abreu. Não se trata de apregoar que as crianças são o melhor do mundo, mas de "dar a quem precisa apoio para formar as pessoas de amanhã".
Sede e hino próprios
O programa de acção está definido e dá pelo nome de "a cor dos dias". Crianças, dos seis aos 12 anos, principalmente institucionalizadas, de centros comunitários e outras, terão acesso à realização de múltiplas actividades, desde palestras educativas a jogos, uma semana do vídeo e cinema de animação, criação literária, exposições de trabalhos, experimentação plástica, animação lúdico-pedagógica e até mesmo iniciativas de cariz filosófico.
A 'Criamar' arranca com programa, sede - à Rua da Mouraria, n.º nove - e até hino próprios, com letra de Bernardete Falcão e música de João Atanásio.
No dia dez do próximo mês, o Casino servirá de palco ao lançamento da Associação, onde serão divulgados os propósitos da iniciativa, seguindo-se um espectáculo musical com artistas conhecidos do panorama musical nacional, como Alexandra, Maria da Fé e outros.
João Carlos Abreu explica que o Grupo Pestana tem representantes na Associação e que assegura as condições materiais de funcionamento da mesma. Mas conta também com o voluntarismo das pessoas. "Pretende-se proporcionar às crianças um desenvolvimento intelectual universal para que, beneficiando das várias formas e expressões artísticas e culturais, possam vir a ter uma vivência saudável e autónoma".
O presidente revela que é um projecto para três anos e do programa de objectivos consta a construção de um sítio na Internet para divulgar todas as acções desenvolvidas pelas crianças, permitindo-lhes o desenvolvimento de várias competências.
Ler noticia integral em Diário de Noticias da Madeira, de 20-11-2007.
Sem comentários:
Enviar um comentário