sexta-feira, novembro 30, 2007

550 mulheres denunciaram violência nos Açores


550 mulheres vítimas de violência doméstica nos Açores denunciaram os seus casos e pediram ajuda à Rede Integrada de Apoio à Mulher desde que está em funcionamento na região, ou seja, entre 2006 e o primeiro semestre deste ano.

Com o apoio da rede, metade saiu de casa e conseguiu abrigo em lares de acolhimento. São mulheres que chegaram a um ponto de saturação: em 80% dos casos foram vítimas de agressões físicas e psicológicas por parte dos maridos ou companheiros, durante anos.

"As mulheres estão muito mais à vontade e propensas para tomar essa decisão, porque já vão tendo provas de que a resposta é consistente", sublinha a responsável pela Solidariedade e Segurança Social nos Açores, Andreia Cardoso.

Contudo, apesar do sucesso aparente, persistem ainda insuficiências no domínio da defesa da mulher no arquipélago, sobretudo em zonas problemáticas da ilha de São Miguel, como é o caso dos concelhos da Ribeira Grande e de Ponta Delgada. Exemplos em relação aos quais a coordenadora da Rede Integrada de Apoio à Mulher, Paula Gama, aponta a necessidade de se facilitar o acesso das mulheres à habitação, emprego e consultas.

Sem comentários: