segunda-feira, setembro 24, 2007

Uma criança é vítima de abusos sexuais a cada dois dias

Foto: Destak.

A sabedoria popular dita que a infância é a idade da inocência. Mas, infelizmente, continua a existir quem se aproveite disso.
Dados revelados pela PJ indicam que, até ao passado dia 19 de Setembro, foram detidos 134 suspeitos de abuso sexual de menores.
Como o ano de 2007 contou com 262 dias até àquela data, quer isto dizer que de dois em dias, pelo menos, uma criança é abusada sexualmente em Portugal.
A maioria das vítimas (46%) têm entre 8 e 13 anos e 16,9% têm 14 ou 15. No entanto, não deixa de ser impressionante que um em cada quatro menores abusados tenha sete anos ou menos. A Judiciária abriu ainda oito inquéritos que envolviam crianças até aos três anos.
25% dos abusos por familiares
Os números mais actuais da PJ confirmam uma tendência do passado. Quase todos os suspeitos - mais de 90% - são do sexo masculino e as vítimas - aproximadamente 70% - do sexo feminino.
Pouco mais de 40% dos casos analisados pela PJ referiam-se a factos ocorridos na área de residência da vítima e em 24% das situações o crime ocorreu no âmbito das relações familiares.
Por regiões, as directorias de Lisboa (25,36%) e do Porto (18,68%) concentram quase metade das ocorrências.
Ler noticia integral em Destak.

Sem comentários: