terça-feira, março 28, 2006

Adopção de crianças portuguesas por estrangeiros cresce 170%


A adopção de crianças portuguesas por estrangeiros aumentou, em 2005, 170% relativamente a 2000. Há seis anos, foram 10 os menores que rumaram além fronteiras; no ano passado, foram já 27. Idália Moniz, secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, afirma que "os portugueses querem crianças pequeninas, sem irmãos e caucasianas (brancas). Quem vem buscar os outros, por incrível que seja, são os estrangeiros".

Os números da Direcção Geral da Segurança Social, da Família e da Criança (DGSSFC) revelam, igualmente, um aumento na ordem dos 300% das crianças portuguesas sinalizadas para a adopção fora de Portugal. Em 2000 eram 11 nessa situação; no ano passado, eram já 47.
Porém, e apesar dos valores da DGSSFC, "em Portugal, quase temos mais pessoas que querem adoptar do que crianças para serem adoptadas", diz a secretária de Estado. O paradoxo reside no facto de haver mais candidatos a pais, desde que seja de crianças pequenas, caucasianas, sem irmãos ou deficiências. Só que bebés, há poucos.
Ler a noticia integral em Jornal de Noticias, de 28-03-2006

Sem comentários: