terça-feira, outubro 20, 2009

25% das vítimas tem menos de um ano


O Tribunal de Família e Menores do Funchal não tem números exactos sobre os casos de maus tratos a crianças e jovens, mas o juiz Mário Silva garante que, dos processos que passam pelas suas mãos, 25% das vítimas tem menos de um ano de idade e 6% não completou um mês de vida. Estas são as percentagens mais chocantes dos maus tratos a menores. Quanto aos sofrimentos das vítimas vão das agressões físicas, à negligência e passam, em alguns casos, por abuso sexual.
O juiz assegura que o mal afecta crianças de todas as idades e não faz diferenças de género. A distribuição é mesmo equitativa entre rapazes e raparigas. Nas famílias, também não existem muitas diferenças entre letrados e analfabetos. "Os adultos responsáveis por estas crianças distribuem-se por todos os tipos de escolaridade".
Comentário: as percentagens acima referidas reportam-se a estudos divulgados em livros que abordam a temática dos maus tratos. Mais do que percentagens interessa abordar esta realidade existente na nossa sociedade. É uma questão de direitos humanos, de civilização.

Sem comentários: