sábado, julho 11, 2009

200 mandados de detenção em 6 meses


A PSP cumpriu cerca de 200 mandados de detenção judiciais nos últimos seis meses.
O número não é oficial. Antes resulta de uma contagem feita pelo DIÁRIO e baseada nos comunicados de imprensa que esta força de segurança divulga diariamente. Ainda na quarta-feira, foram cumpridos quatro mandados de detenção e condução no Funchal.
O porta-voz do Comando Regional da PSP, comissário Roberto Fernandes, escusou-se a confirmar o número relativo ao semestre, dado que, segundo observou, ainda falta coligir os dados finais disponíveis.Contudo, aceitou explicar que "a maior parte" dos mandados judiciais são emanados pelas autoridades judiciais competentes porque cidadãos arguidos não cumprem as medidas de coacção que lhes foram aplicadas em determinada fase de um inquérito.
A segunda situação mais comum diz respeito à não comparência perante a autoridade judiciária para responder ou participar em determinados actos processuais, como seja a prestação de declarações em inquéritos em que são arguidos ou então na condição de testemunhas. Faltam apesar de terem sido notificados e não justificam a ausência ou impedimento.

Sem comentários: