domingo, junho 07, 2009

Pai ausente empurra filhos para o crime



No Tribunal de Família e Menores do Funchal (TFMF), incluindo os serviços do Ministério Público junto desta instância, está pendente cerca de meia centena de processos de menores que praticaram actos qualificados como crime.
A estatística é avançada ao DIÁRIO pelo juiz de direito daquele Tribunal, num retrato à chamada delinquência juvenil que periodicamente também vem atormentando a Região. Mário Silva aponta "a disfunção familiar" como a principal causa que empurra crianças e jovens para a prática de crimes, como furtos ou roubos. Ao nível familiar, as críticas do juiz são particularmente dirigidas ao pai destes menores, "ou porque está ausente ou porque não intervém ou ainda porque não existe.".
A maior parte dos ilícitos praticados são contra o património, ora assente no furto de objectos de moradias particulares ou estabelecimentos comerciais ora ainda danificando a propriedade individual para concretizar o ilícito. Dados dos serviços do Ministério Público junto do TFMF, indicam que estão neste momento por resolver 26 processos relativos a crimes contra o património e 16 contra pessoas.

Sem comentários: