quarta-feira, junho 17, 2009

Associação contra actuação de criança


O espectáculo tauromáquico, anunciado sob a forma de "Novilhada de promoção de Novos Valores", integra a realização de uma "Bezerrada" na qual participará o toureiro franco-mexicano Michelito Lagravaré de 11 anos.
Em carta enviada à Autoridade para as Condições do Trabalho, a associação de protecção animal questiona a legitimidade da utilização do jovem toureiro no espectáculo alegando que tal prática pode «consubstanciar a prática de uma contra-ordenação muito grave», tendo em conta o código de trabalho.
«O artigo 2 estabelece que o menor só pode participar em espectáculos circenses desde que tenha pelo menos 12 anos de idade e a sua actividade decorra sob a vigilância de um dos progenitores, representante legal ou irmão menor. Então é razoável que a participação de menores em espectáculos tauromáquicos não poderá decorrer em condições menos exigentes», sustentam.
A Animal evoca ainda a Convenção sobre os Direitos das Crianças para criticar o evento, sublinhando que a realização deste espectáculo «pode prejudicar a saúde do menor ou o seu desenvolvimento físico, menta, espiritual, moral ou social», uma vez que irá enfrentar «um animal extremamente possante e enfurecido».
Ler noticia integral no Destak, de 16-06-2009.

Sem comentários: