quinta-feira, abril 02, 2009

Funchal: seminário sobre “A cultura da infância numa sociedade democrática: contributos e responsabilidades. A mais valia da informação/ comunicação”




A Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), em parceria com o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS), o Sindicato dos Jornalistas (SJ) e a Associação Portuguesa de Jovens Jornalistas – Youth Press Portugal, organiza um seminário sobre “A cultura da infância numa sociedade democrática: contributos e responsabilidades. A mais valia da informação/ comunicação”, que vai decorrer no próximo dia 2 de Abril na Sala Algarve do Hotel Vila Porto Mare no Funchal.
“Potenciar o papel informativo e reflexivo dos órgãos de comunicação social na construção social da realidade referente à protecção das crianças e jovens, em particular as que se encontram em risco ou perigo, e à promoção dos seus direitos" é o objectivo primordial da CNPCJR, que pretende com este evento dar continuidade à reflexão iniciada no Porto, em Maio de 2007 e em Lisboa, em Setembro de 2008.
O seminário conta com intervenções, entre outros, dos Presidentes da Direcção do SJ, Alfredo Maia, e do Conselho Deontológico, Orlando César, que intervirão nas sessões de abertura e de encerramento, do Presidente da Direcção Regional do SJ na Madeira, Miguel Fernandes Luís e ainda dos jornalistas Carla Ribeiro (Jornal da Madeira), João Carramanho (RTP-Madeira), Emanuel Silva (Diário de Notícias -Madeira) Nicolas Fernandez e Miguel Vilas Boas (TSF).
O Seminário contará ainda com a presença de Francisco Jardim Ramos, Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Armando Leandro, Presidente da CNPCJR, M.Bernardete Vieira, Presidente do Conselho Directivo do Centro de Segurança Social da Madeira (CSSM) e representante da RAM na CNPCJR, Edmundo Martinho, Presidente do ISS, Juiz Conselheiro Pedro Mourão, Presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, Mário Rodrigues da Silva, Juiz Presidente do Tribunal de Familia e de Menores da Comarca do Funchal, da investigadora Cristina Ponte e da jovem jornalista Sara Silva, representante da Youth Press Portugal.
No decurso do seminário serão analisados o percurso de um caso numa CPCJ, o processo de cobertura jornalística de um caso de uma criança ou jovem em perigo, a responsabilidade dos meios de informação no sistema de promoção e protecção e, ainda, os direitos fundamentais à informação e privacidade.

Sem comentários: