terça-feira, abril 14, 2009

33 crianças abandonadas na Madeira


Em 2008, as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens da Madeira (CPCJ) acompanharam 33 crianças por motivo de abandono familiar. O número foi divulgado pela presidente do Conselho Directivo de Segurança Social.

Ao nível nacional, e de acordo com o jornal “24 horas”, num ano, foram abandonados 309 menores no continente. Segundo esse artigo, “a falta de dinheiro e pura negligência estão entre os principais motivos para os pais virarem as costas aos seus filhos com menos de 10 anos”.Na Madeira, e de acordo com Bernardete Vieira, as razões do abandono de crianças não se prendem com dificuldades financeiras. «Ninguém abandona as crianças por esse motivo», considerou. Normalmente, as causas prendem-se com problemas de ordem disfuncional familiar, por situações de doenças mentais, problemas ligados ao alcoolismo ou toxicodependência.

A responsável pelas CPCJ da Madeira divulgou ainda que os 33 casos de menores em situação de abandono corresponde 1,8 por cento dos casos activos acompanhados até Dezembro de 2008. Ou seja, até essa data, estavam a ser acompanhados 877 casos referentes a problemáticas que levaram a que as crianças tivessem sido sinalizadas às Comissões de Protecção.

Ler noticia integral em Jornal da Madeira, de 14-04-2009.

Sem comentários: