quarta-feira, março 04, 2009

Mediação familiar traz presidente à Região


A presidente do Instituto Português de Mediação Familiar (IPMF), Maria Saldanha Pinto Ribeiro visita a Madeira nos próximos dias 9 e 10 de Março. No dia 10, pelas 9h30 encontra-se com o juiz presidente do Tribunal de Família e Menores do Funchal para troca de ideias sobre a mediação familiar na Região. No mesmo dia, pelas 18 horas terá lugar uma reunião de mediadores na Câmara Municipal do Funchal.
A deslocação à Região será aproveitada para limar algumas arestas sobre a forma como o IIPMF/Delegação Regional e respectivos serviços irão funcionar.
Refira-se que o Sistema de Mediação Familiar (SMF) foi estendido aos Açores e à Madeira a 29 de Dezembro último. Funciona com base numa lista de mediadores, que se deslocam aos locais onde for mais prático realizar as sessões de mediação.
No que à Madeira diz respeito foram assinados protocolos com algumas Câmaras, com o intuito de estas entidades disponibilizarem locais adequados para a realização das sessões de mediação.
A mediação familiar é uma forma de resolver conflitos surgidos no âmbito das relações familiares, de maneira informal, flexível, voluntária e confidencial, não implicando um recurso aos tribunais.
O processo é conduzido por um mediador familiar, profissional habilitado com um curso de formação de mediadores familiares, reconhecido pelo Ministério da Justiça, que promove a aproximação entre as partes em litígio, apoiando-as na tentativa de encontrar um acordo para pôr fim ao conflito.
O SMF permite mediar conflitos em matérias como regulação, alteração e incumprimento do poder paternal, divórcio e separação de pessoas e bens, reconciliação de cônjuge, atribuição e alteração de alimentos, privação ou autorização do direito de uso dos apelidos do outro cônjuge ou da casa de morada de família.

Sem comentários: