Portugal é o destino de cinco mil mulheres traficadas, vítimas de exploração sexual. E há também as crianças, usadas na mendicidade e no furto, além dos homens que são explorados a nível laboral. País é origem de mão-de- -obra barata para o estrangeiro, nomeadamente a agricultura em Espanha.
As crianças romenas e as mulheres nigerianas são as principais vítimas de tráfico humano detectadas recentemente em Portugal. As primeiras são transaccionadas para a prática da mendicidade ou furtos. As segundas, são vendidas sobretudo para a prostituição. Isto quando se estima que cerca de cinco mil mulheres que circulam pelo País sejam vítimas de tráfico.
O retrato actual da vítima de tráfico humano que chega a Portugal foi feito por Joaquim Pereira, da Unidade Nacional da Europol. É o responsável pela criminalidade transnacional e refere que uma criança romena, entre os dez e os 14 anos, pode render por dia cerca de 200 euros, seja em furtos ou a pedir esmola.
Joaquim Pereira falava, ontem, no I Congresso Nacional sobre Tráfico de Seres Humanos, iniciativa organizada pelo Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais que hoje termina, em Loures
Ler noticia integral em Diário de Noticias, de 13-02-2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário