sábado, agosto 09, 2008

37 crianças adoptadas em 2007


O Governo da República vai lançar um manual de formação para candidatos à adopção de crianças e jovens. Este documento deverá ser apresentado até o final do ano.
A Madeira tem um representante no grupo de trabalho nacional e vai, como acontece com todas as medidas tomadas pela Segurança Social do Continente, aderir a este documento.
Bernardete Vieira, presidente do Conselho de Administração da Segurança Social da Madeira, disse que, tal como acontecerá a nível nacional, na Região, todos os candidatos à adopção irão ter acesso a este manual, que estará disponível nos serviços.
Recorde-se que, no ano de 2007, foram adoptadas 37 crianças por 30 famílias.
A lista de espera continua a ser longa sendo que os que aguardam a vez de ter em casa uma criança, poderão já aprender algo com este livro que quer contrariar a tendência para escolher o bebé ideal.
Querer um bebé branco, com poucos meses, saudável e do sexo feminino são factores que tornam a adopção complicada e morosa.
A maioria dos candidatos à adopção,quer um bebé "à medida" e isso nem sempre é possível.
Os organismos e serviços que trabalham na área de adopção em Portugal decidiram lançar o manual, tanto para quem quer vir a ser pai adoptivo, como para quem já o é.
E estudo feito a nível nacional dá conta de que a esmagadora maioria dos candidatos à adopção são casais com história de infertilidade, muitos dos quais se submeteram a técnicas de fertilização, tendo optado pela adopção ao mesmo tempo ou depois de desistirem dos métodos facultados pela procriação medicamente assistida.
Estes casais pretendem, por isso, a criança que não puderam gerar pela via natural, ou seja a criança de tenra idade, que não tenha problemas de saúde. A cor da pele também conta para muitos.

Sem comentários: