terça-feira, abril 29, 2008

Comissões de menores serão informatizadas


Dentre em breve um novo sistema de informação permitirá que todos os processos das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) do país estejam informatizados, através do novo Sistema de Informação.
Bernardete Vieira, coordenadora regional das CPCJ, explica ao DIÁRIO que todas as informações relativamente às crianças que estão sinalizadas e acompanhadas pelas comissões passarão a estar à distância de um clique e acessíveis numa rede nacional.
Este Sistema de Informação vai dotar o universo das Comissões Regionais e a Comissão Nacional de uma solução única, de fácil utilização, orientada para a gestão de informação dos processos e permitir a articulação entre estas Comissões e as Equipas da Segurança Social (Equipas Multidisciplinares de Apoio aos Tribunais).
A aplicação informática está já a ser implementada e o próximo passo será o da formação dos membros das comissões de menores na próxima segunda-feira para que dentro em breve o papel deixe de ser utilizado.
Além disso, este sistema oferece ainda a vantagem de permitir que todas as comissões estejam em rede, facilitando a troca e a partilha de informações e tornando mais célere a actualização de qualquer dado. "Todas as informações que dizem respeito a uma comissão de menores, assim como os vários processos, estarão sempre actualizados e a qualquer momento poderemos avaliar o ponto de situação das crianças sinalizadas e acompanhadas", acrescenta Bernardete Vieira.
O novo Sistema de Informação facilitará em muito o trabalho das CPCJ, permitindo aos coordenadores estar mais a par de tudo o que se passa, "de modo a poder definir políticas de intervenção e acompanhamento adequadas a cada realidade".

Sem comentários: