Nos últimos dois anos, Cabo Verde tem vindo a aproximar-se do Brasil na lista das preferências dos candidatos portugueses à adopção internacional, uma vez que as crianças disponibilizadas por aquele país são mais novas. Segundo a edição do Público, Cabo Verde é agora a nação preferida pelos pais adoptantes, após ter começado a ganhar terreno desde 2000, com uma candidatura, duas em 2003, cinco em 2004, 13 em 2005 e 11 em 2006.
No início do milénio, intimidados com as longas listas de espera nacionais e desagradados com os perfis das crianças disponíveis no território nacional, os portugueses candidatavam-se com timidez a bebés originários do Brasil, de Moçambique, de Cabo Verde e de Macau, territórios com uma ligação histórica a Portugal.
O Brasil, como Portugal, ratificou a Convenção de Haia, que significa que só pode sinalizar para adopção internacional menores a quem não consegue encontrar candidato nacional, tendo vindo a aumentar a idade das crianças, com uma idade média de seis anos.
Ler noticia integral em Voz Di Povo On Line, de 24-07-2007.
1 comentário:
gostaria de saber o que tenho de fazer para adoptar uma criança em cabo verde,vivo na frança e acho que e um pouco puxado a soma que pedem pela adopsao,com essa soma ja e um bom prencipio de vida para a criança que se deseja adoptar.é triste ver que as leis sao muito duras com os csais que desejam tanto dar AMOR e tudo de bom a uma criança.Espero pela vossa resposta muito obrigado........
Enviar um comentário