domingo, junho 03, 2007

Mais de dois mil candidatos a pais à procura de um filho perfeito


Há apenas 277 bebés até três anos em condições de adoptabilidade. "Para estarem disponíveis para adopção tão cedo, ou são abandonados ou são casos flagrantes de intervenção da justiça", explica Sandra Anastácio, directora da Ajuda de Berço. Se não, mesmo que a criança seja institucionalizada, as equipas de assistência social começam sempre por tentar a reintegração na família biológica. E só quando tal é impossível é que se pensa numa alternativa. "Quando o tribunal decreta a sua adoptabilidade pode ser já demasiado tarde", alerta Fátima Serrano, responsável da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família CrescerSer.
As dificuldades dos jovens com mais de 11 anos (174 segundo as Listas) são mais ou menos as mesmas que enfrentam as crianças com deficiência (71) ou com problemas de saúde ligeiros (181) ou graves (76). Apesar da raça das crianças não estar identificada na base de dados nacional, ela é um dos pontos fundamentais na preferência dos pais adoptivos: 1820 candidatos afirmam querer "exclusivamente" filhos de raça caucasiana. "E nós sabemos que a maioria das crianças em instituições não são brancas", declara Sandra Anastácio.
No ano passado foram decretadas 437 adopções. O Instituto da Segurança Social espera mais este ano: entre Janeiro e Abril, foram decretadas 101 adopções, mas há 361 crianças que estão em pré-adopção (já em casa da família) e há 125 crianças "em vias de integração" (ou seja, já foi identificado um candidato). Restavam 371 crianças a "aguardar proposta de candidato" - a maior parte delas sem esperança. É que este é um número constante: há um ano, quando as listas foram criadas, havia 340 crianças à espera de uma família.
O que não pára de aumentar é o número de candidatos à adopção: 1956 candidatos registados há um ano; 1968 em Janeiro e 2052 segundos os últimos dados disponíveis (em Abril). Pais que já esperaram tempo demasiado tempo por um filho e que, por isso, se tornaram exigentes.
Ler noticia integral em Diário de Noticias, de 3-06-2007.

Sem comentários: