quarta-feira, maio 09, 2007

Menores: comissões cruzam informação

As comissões de protecção de crianças e jovens em risco vão ter no segundo semestre deste ano uma base de dados que vai permitir consultar os processos accionados a nível nacional e cruzar informações, anunciou esta quarta-feira o ministro da Solidariedade, refere a Lusa.
Na prática, este cruzamento de dados permite evitar que se perca o rasto das crianças já sinalizadas numa comissão quando a família decide mudar de residência sem avisar os serviços.
Através da base de dados, assim que é introduzido o nome da criança no sistema é possível ver todas as sinalizações.
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, falava hoje durante uma audição parlamentar sobre a avaliação externa das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, um requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.
A construção da base de dados, segundo o ministro, está já numa fase final e poderá começar a ser usada em meados do segundo semestre deste ano.
Vieira da Silva explicou que o programa disponível para todas as comissões e que também poderá ser consultado por entidades ligadas à sinalização das crianças em risco, como é, por exemplo, o caso dos centros de saúde, inclui os dados das crianças e jovens sinalizados em todo o país.

Sem comentários: