sábado, março 10, 2007

Suíça: 70 crianças portugueses adoptadas desde 91

Pelo menos 70 crianças portuguesas foram adoptadas por famílias residentes na Suíça desde 1991, disse hoje à Lusa a agência de mediação de adopções Bras-Kind, uma das duas entidades estrangeiras autorizadas a operar em Portugal.
Duas agências mediadoras de adopção, a suíça Bras-Kind e a dinamarquesa DanAdopt, estão autorizadas desde 2005 a operar em Portugal, na sequência da publicação em 1998 de legislação portuguesa que permite a actividade de adopção internacional.
Hoje foi publicada em Diário da República uma portaria que autoriza a actividade em Portugal de uma terceira agência, a Agência Francesa de Adopção (AFA), criada pelo Governo francês e especializada em mediação de casos de adopção internacional.
Desde 1998 que a legislação portuguesa permite a actividade de agências mediadoras de adopção internacional, mas até ao momento ainda não foi criada nenhuma instituição portuguesa para promover a adopção de crianças estrangeiras por pais portugueses.
No entanto, uma associação criada em Abril de 2006 por um casal português que adoptou duas crianças - a associação Bem Me Queres - está a tentar ser a primeira agência portuguesa de adopção internacional.
O objectivo da associação é promover adopção em Portugal e exercer a actividade de mediação da adopção internacional.
A lista de candidatos à adoptar crianças em Portugal é de 3.283 e o número de crianças em condições legais para serem adoptadas ultrapassa as 700.
Fonte: Portugal Diário, de 2-03-2007

Sem comentários: