domingo, março 25, 2007

A psicóloga indignada. Falta uma rede de apoio à escola

Se não existir uma rede social de suporte à escola é difícil resolver os problemas que ali são vividos diariamente. Esta é a opinião de Armanda Zenhas, psicóloga e professora, que realçou o facto de muitos alunos causadores de indisciplina serem provenientes de famílias desestruturadas.
"É preciso resolver todos esses problemas que estão por trás, como ver alunos com fome, outros a arrumar carros, outros entregues a si mesmos nas ruas. O Instituto de Reinserção Social não tem capacidade para dar respostas a todos estes problemas", alertou.
Do mesmo modo, Armanda Zenhas lamentou o número muito reduzido de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, que possibilitem aos professores o apoio para lidarem com os alunos mais conflituosos.
"São muitos os problemas que dão origem à indisciplina. A começar pelo excessivo número de alunos por turma, passando pela falta de condições físicas das escolas, onde o excesso de frio, no Inverno, ou de calor, no tempo mais quente, impacienta os alunos", salientou.
Por outro lado, a psicóloga referiu a desvalorização da carreira docente e o seu efeito na desautorização dos professores. "Olha-se para os professores como classe menor e isso cria uma cultura de menosprezo e não um ambiente onde possam ser aplicadas medidas disciplinares".
Ler noticia integral em Jornal de Noticias, de 25-03-2007

Sem comentários: