terça-feira, março 13, 2007

Maus tratos: bebé de 27 meses em coma há duas semanas


O Daniel, um bebé de 27 meses, continua internado há mais de duas semanas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em estado de coma, devido a lesões severas no cérebro e no tórax, alegadamente provocadas pela mãe e pelo padrasto.
Na última quinta-feira, a PSP deteve a mãe e o padrasto do Daniel, por ordem de um juiz de instrução criminal, encontrando-se os dois em prisão preventiva à espera de julgamento. São suspeitos de, durante quatro longos meses, «terem agredido várias vezes o bebé, a murro e a pontapé», segundo descreve o Correio da Manhã.
Numa casa arrendada de Fetais terá tido início o calvário de Daniel, em Novembro de 2006. «Até então a mãe da criança, de 21 anos, morava com os pais. Nunca houve registo de problemas com o menino. Nesse mês a jovem saiu de casa, levou o filho e foi viver com o namorado, de 26 anos», acrescenta o jornal citando fonte policial.
O CM lembra os números «da vergonha» em Portugal:
- 66 é o número de crianças, menores de 15 anos, que o INE calcula morrerem por ano, em Portugal, vítimas de maus tratos. O número corresponde a 3,7 por cada 100 mil crianças.
- 40 mil crianças portuguesas são todos os anos maltratadas, segundo um estudo da pediatra Maria José Fernandes, realizado em 2006.
- seis crianças são em média, por dia, vítimas em Portugal de agressões que obrigam a internamento hospitalar, de acordo com a Inspecção-Geral de Saúde.
- 100 mil é número de crianças em risco apontado por Luís Villas-Boas, director do Refúgio Aboim Ascensão, em Faro.
A estes dados, o jornal acrescenta a lista de casos de morte, por maus-tratos, que tiveram maior cobertura mediática: Sara Santos (dois anos, 2006); Daniel Carvalho (seis anos, 2005); Vanessa Pereira (cinco anos, 2005); Fátima Letícia, Yuri e Angelina, entre outros.

Sem comentários: