sábado, março 24, 2007

Juíza alemã nega divórcio com base no Alcorão

Em Maio de 2006, uma alemã de origem marroquina apresentou queixa num tribunal de Frankfurt contra o marido por violência doméstica. Mas como, cinco anos antes, casara segundo a lei islâmica, uma juíza alemã decidiu não lhe conceder o divórcio alegando que o Alcorão permite esse comportamento.
Ontem, outro tribunal de Frankfurt aceitou um recurso com vista ao afastamento da magistrada. Esta foi identificada pelo Jerusalem Post como Christa Datz-Winter. O caso será agora entregue a um novo juiz.
Quando casou, em 2001 segundo o site do semanário Der Spiegel, a germano-marroquina de 26 anos não imaginava que a sua vida se ia transformar num inferno. Espancada e ameaçada, há um ano esta mãe de dois filhos percebeu que a única solução era o divórcio imediato e apresentou queixa contra o marido, também ele de origem marroquina.
A decisão da juíza Datz-Winter agora revelada pela imprensa alemã, está a gerar polémica na Alemanha. Políticos e associações de imigrantes criticaram a decisão e afirmaram que a magistrada devia ter seguido a Constituição." Num país com 82 milhões de habitantes, os muçulmanos são 4% da população. A maioria dos 3,2 milhões de muçulmanos alemães (90%) são de origem turca.
Ler noticia integral em Diário de Noticias, de 23-03-2007.

Sem comentários: