quarta-feira, junho 07, 2006

Violência familiar

Segundo a Amnistia Internacional, em 2005 morreram 33 mulheres em Portugal, vítimas de violência doméstica! No primeiro trimestre de 2006, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) registou 3537 crimes, sendo a grande maioria (88%) contra mulheres vítimas de violência física e/ou psicológica.
Segundo o Conselho da Europa 20% das mulheres europeias são vítimas de violência doméstica. A Organização Mundial de Saúde assinala que três milhões de jovens são mutiladas sexualmente, todos os anos, pela prática da excisão! Este é um fenómeno comum em 28 países africanos, tanto de tradição cristã como muçulmana ou animista.
E é de realçar que nos casos citados as vítimas são mulheres, sendo os algozes na grande maioria das vezes familiares. A ablação do clítoris (e por vezes também dos grandes lábios) é feita ou encomendada pelos pais a meninas africanas entre os oito e os doze anos, com o fim de travar o desejo sexual feminino e "garantir a honra e a fidelidade" da mulher ao marido.
Em Portugal, 90% dos agressores são homens entre os 26 e os 64 anos. Em 97% dos casos, o autor do crime é conhecido da vítima, com quem tem relações familiares ou de grande proximidade. Em 81% dos casos, o local da agressão é a residência da vítima.
Ler artigo restante de Luis Portela, médico e administrador de empresas no Jornal de Noticias, de 7-06-2006

Sem comentários: