quinta-feira, junho 01, 2006

Portugueses bebem 12 litros de álcool por ano

Cada adulto português bebe anualmente cerca de 12 litros de bebidas alcoólicas, o que coloca o país em sexto lugar na União Europeia a 15, onde Portugal lidera a idade mínima permitida para o consumo de álcool, escreve a Lusa.
Estes dados, referentes a 2004, constam de um relatório sobre o «Álcool na Europa», divulgado hoje em Bruxelas.
O documento compila uma série de estatísticas referentes à última década para analisar os impactos do consumo de álcool na Europa a nível social, económico e na saúde.
Os autores pretendem que o estudo sirva de base à apresentação pela Comissão Europeia da primeira estratégia europeia sobre o álcool, prevista para o final deste ano.
Segundo o relatório, o consumo anual de bebidas alcoólicas (vinho, cerveja ou bebidas espirituosas) em Portugal ronda os 12 litros por adulto, numa tabela liderada pelo Luxemburgo (cerca de 17 litros), seguido da Irlanda, França, Alemanha e Áustria.
Os cidadãos que bebem menos são os suecos (cerca de sete litros anuais), seguidos dos italianos e gregos.
O documento cita ainda Portugal como um dos países onde aumentou o consumo exagerado de bebidas - chamado «binge drinking», ou seja, beber demasiado -, o que geralmente é medido pela ingestão de cinco ou mais bebidas alcoólicas num dia, o que pode levar ao embriagamento ou à intoxicação.
«Há cada vez mais relatos do uso do álcool entre os jovens em países que não estavam habituados a este problema. Tal inclui o aumento do beber exageradamente em Portugal ou do consumo fora das refeições em Itália», lê-se no documento, que realça o facto de os portugueses gostarem de beber em casa, tal como acontece nos restantes países do Sul da Europa, e a maioria às refeições.
Os menos adeptos das bebidas alcoólicas encontram-se nos países nórdicos: Finlândia, Noruega e Suécia.
Outros dados do documento dão conta que Portugal é o país da Europa com menor idade mínima legal para o consumo de álcool - 16 anos - em todas as bebidas alcoólicas (vinho, cerveja ou bebidas espirituosas), quando em quase todas as categorias e países a idade é 18 anos e na Suécia e Islândia apenas aos 20.

Sem comentários: