quarta-feira, janeiro 25, 2006

CPCJR: Técnicos com medo

Segundo notícia publicada no Portugal Diário, de 25-01-2006


Os técnicos da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJR) do Porto ocidental têm um «medo muito grande» de ir visitar as crianças em risco que habitam em bairros problemáticos, como é o caso do Bairro do Aleixo, alertou a presidente daquela comissão, Paula Carqueja, na audição da Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades que decorreu esta terça-feira na Assembleia da República.
A presidente explicou que, na maior parte dos casos sinalizados, as crianças habitam em bairros onde a violência, o alcoolismo e o tráfico de droga dominam as ruas e os técnicos sentem-se muito inseguros nas visitas às crianças destas famílias. Este foi um dos principais entraves apresentados por aquela comissão à execução da Lei de Protecção de Menores, que tem agora o seu primeiro processo de avaliação.
As polícias acompanham os técnicos das comissões às casas das crianças, mas apenas nos casos em que existe um mandato judicial para a retirada do menor e, mesmo nestas situações, existem melhorias a efectuar. «Os próprios polícias não respeitam o nosso trabalho e muitas vezes não entendem porque retiramos as crianças aos pais. É necessário formação para os agentes», pediu a presidente da comissão.
Como solução, a responsável pede que seja possível que os elementos das forças de segurança acompanhem os técnicos nas visitas ao domicílio, mas em viaturas descaracterizadas e à civil. «Desta forma podemos sentir-nos seguros e não hostilizamos os habitantes dos bairros», explicou.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para que serve a polícia?