sexta-feira, junho 19, 2009

Estratégia para a Infância no Fórum da Criança


A Estratégia Regional para a Infância e Adolescência (ERIA) que envolve um conjunto de medidas a implementar pelo Governo Regional até 2011 será apresentada publicamente no âmbito do VII Fórum da Criança.A iniciativa, organizada e promovida pelo Centro de Segurança Social da Madeira (CSSM), terá lugar no próximo dia 25 de Junho, no auditório do Centro Cultural John dos Passos (Ponta do Sol) e terá como ponto alto a apresentação pormenorizada da estratégia que foi aprovada em Conselho de Governo no passado dia 2 de Junho.
Joaquina Ruas Madeira, presidente do Conselho Directivo da Casa Pia de Lisboa, será uma das prelectoras do VIII Fórum da Criança. A responsável pela instituição que muito tem dado que falar nos últimos anos vem à Madeira apresentar a experiência da Casa Pia ao nível do acolhimento institucional. O tema da sua intervenção, prevista para as 11 horas será 'Do Acolhimento Institucional Assistencialista ao Paradigma do Acolhimento Institucional Activo'. Mas Joaquina Madeira não será a única prelectora de mais um Fórum da Criança promovido pelo CSSM.
De acordo com o programa do evento, a iniciativa que terá início pelas 9h30, com a sessão de abertura presidida por Francisco Jardim Ramos, secretário regional dos Assuntos Sociais, contará também como a intervenção de Ana Margarida Carvalho, coordenadora da ERIA, de Dília Vieira, coordenadora técnica do Projecto Residências de Autonomização (iniciado em 2003) e de João Carlos Abreu, presidente da Criamar.
Durante a tarde haverá também uma comunicação e workshop sobre 'Competências Parentais' que será orientado por Maria José Rodrigo López, docente do Departamento de Educação e Biopsicologia da Universidade de La Laguna (Canárias).
A sessão de encerramento, prevista para as 17h30, contará com a intervenção de Bernardete Vieira, presidente do Conselho Directivo do CSSM.

Sem comentários: