sábado, junho 03, 2006

Filme: Crianças Invisiveis




O Dia Internacional da Criança é assinalado com a chegada às salas de cinema do filme «Crianças Invisíveis», composto por sete curtas metragens de oito realizadores, que retratam o dia-a-dia das crianças esquecidas em todo o mundo.

Medhi Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Katia Lund, Jordan Scott, Ridley Scott, Stefano Veruso e John Woo contam diferentes histórias de violação dos direitos humanos, má nutrição e pobreza, retratando jovens trabalhadores ilegais, vítimas das guerras dos adultos e da epidemia da SIDA. Tanza, Ciro, Uros, Bilu, João e Song Song, os jovens protagonistas deste filme, contam as histórias na primeira pessoa e dão voz aos problemas actuais das crianças que lutam e anseiam por um futuro melhor.

O filme foi aclamado pela crítica aquando da sua apresentação no 62º Festival de Veneza, onde ganhou o prestigiado prémio Roberto Rossellini 2005.

As receitas de bilheteira revertem a favor da UNICEF e do Programa Alimentar Mundial, e serão usadas no combate à má nutrição no Níger, um país devastado pela seca e assolado por uma das mais elevadas taxas de mortalidade infantil no mundo.

A esta causa associaram-se também Tina Turner e Elisa, para interpretar a canção «Teach me Again», integrada na banda sonora do filme.


«Crianças Invisíveis» é uma ideia original de Chiara Tilesie e tem o apoio da agência de Cooperação para o Desenvolvimento dos Negócios Estrangeiros italiana.


Fonte: Expresso On Line, de 3-06-2006

Sem comentários: